Secretaria de Educação representa Macaé em Congresso sobre igualdade racial

04/07/2005 16:44:54 - Jornalista: César Dussac.

A secretaria de Educação foi representada por professores da rede municipal de ensino no Congresso sobre inclusão racial aplicada à educação, realizado em Recife, de 27 de junho a 01 de julho, organizado pela Fundação Joaquim Nabuco, vinculada ao governo federal.

O professor Luiz Fernandes de Oliveira, da Casa da Educação, apresentou o projeto “Programa de Inclusão Escolar: o ensino da história da África e dos africanos na escola: a teimosia da invisibilidade cada dia mais visível”, que inspirou prováveis parcerias entre as universidades públicas representadas no evento e a secretaria de Educação de Macaé.

- A proposta do trabalho é reformular o currículo para aumentar a auto-estima dos afro-descentes, mostrando que o negro não foi só escravo, mas tem grande importância na cultura, nas artes, no futebol e na economia. Para alcançar esses objetivos, o trabalho destaca a proposta de inclusão curricular das questões étnico-raciais do ensino básico e a necessidade da preparação dos professores para uma nova leitura e abordagem da África e da atuação dos afro-descendentes na história do Brasil”, explicou o professor.

O trabalho do professor Oliveira também ressalta que quanto ao surgimento de novas demandas sociais, o estado tem que se aparelhar para atendê-las, promovendo novas políticas públicas.


Participaram do evento professores da Universidade Federal de Pernambuco – UFPE, da Universidade Federal da Paraíba – UFPB e da Universidade Federal de Alagoas – UFAL, além de representantes de secretarias de educação de centenas de municípios brasileiros. O professor João Pacheco, da UFPE, sugeriu a realização de intercâmbio entre a secretaria de Educação de Macaé e as universidades públicas que discutiram temas relativos às relações raciais na educação.