Secretaria de Meio Ambiente suspende pesca na lagoa

10/11/2005 16:56:18 - Jornalista: Marilene Carvalho

A abertura da barra da lagoa de Imboassica, na tarde de ontem, levou muitas pessoas ao local na intenção de captura dos peixes que são levados pela correnteza em direção ao mar. Mas de acordo com o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares, a pesca está suspensa porque o nível da lagoa baixou muito rapidamente, e a água do mar começou a entrar trazendo vida reprodutiva à lagoa.

A suspensão da pesca coincide também com o período de defeso do fenômeno piracema, instituído pelo Ministério de Meio Ambiente, que vai do dia 1º de novembro a 28 de fevereiro. Durante este prazo, está proibida a pesca em qualquer rio ou lagoa de água doce do país. Na manhã desta quinta-feira, dia 10, o secretário de Meio Ambiente fez uma reunião com os pescadores para explicar a proibição, ressaltando a importância do defeso para a procriação dos cardumes que vão repovoar a lagoa.

A proibição da pesca está sendo garantida com a presença da fiscalização ambiental da Semma no local. De acordo com Fernando Marcelo, a Secretaria de Serviços Públicos (Semusp) irá disponibilizar uma equipe de limpeza para fazer a retirada do lixo que aportou nas margens da lagoa. O trabalho será realizado na sexta e sábado.

Para quem desenvolve a atividade pesqueira, o governo federal faz a compensação das perdas concedendo um benefício mensal de um salário mínimo até o término do defeso. Nos dias 14, 16 e 17 de novembro, a Colônia de Pescadores Z-3 estará realizando o recadastramento de todos os associados. O local de atendimento é a sede da Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca de Macaé, na Barra de Macaé, no horário de 8h às 17h. A documentação exigida para o benefício é xerox da carteira de identidade, CPF, título de eleitor e a carteira de pescador.