Secretaria de Obras tenta resolver problemas no Novo Horizonte

31/03/2006 09:54:14 - Jornalista: Izabel Monteiro

A Secretaria Municipal de Obras – Semob – informa que está buscando atender as reivindicações dos moradores da Rua E-22, no bairro Novo Horizonte, mas vem encontrando dificuldades para realizar o trabalho.

Esta rua – informa a Semob - faz parte de um loteamento, no qual há uma rua de servidão que serve para o escoamento das águas pluviais. Ao receber as solicitações dos moradores em relação aos alagamentos que ocorrem na E-22 e outras ruas próximas em época de chuvas, o Setor de Engenharia da Semob esteve no local. Foi contatada a existência de várias construções irregulares que entram pela rua de servidão, o que impede o acesso de máquinas, dificultando a desobstrução da rede.

A Semob também constatou que a rede de águas pluviais está quebrada em alguns pontos porque há várias ligações de esgoto irregulares lançadas nesta rede, o que ocasiona, além dos alagamentos, o retorno do esgoto para as residências quando chove mais forte.

Após a verificação das irregularidades, dez moradores receberam, no início deste ano, do Setor de Fiscalização da Semob notificações para que desobstruíssem a rua de servidão, mas as solicitações não foram atendidas. A questão foi enviada à Procuradoria do município, para emissão de parecer. De acordo com o parecer, tendo constatado existir no local as construções irregulares e muros obstruindo a rua de servidão, a Procuradoria vai buscar as medidas cabíveis junto ao Poder Judiciário.

O assessor da Semob, Marcelo Mussi, disse que a secretaria solicitou também da Defesa Civil um Parecer Técnico sobre a questão das ocupações irregulares na servidão, que constatou também as irregularidades. De acordo com o parecer da Defesa Civil, de 14 de fevereiro deste ano, “alguns proprietários ocuparam através de acréscimos nas suas construções a faixa de três metros de largura onde passa a galeria de águas pluviais e torna-se necessário a desocupação da área ocupada que prejudica a manutenção por parte da Secretaria de Obras, por impedir o acesso às galerias”.

A Semob esteve no local com o presidente da Associação de Moradores do Novo Horizonte, Waltinho, informando dos problemas das irregularidades existentes na rua de servidão que impedem o acesso às galerias, mas que, mesmo com esses problemas, está desde o início desta semana tentando chegar à servidão, iniciando a recuperação do calçamento da rua E-22, que foi desfeito por moradores. A equipe ainda não conseguiu completar o serviço, pois o que é feito durante o dia tem sido desfeito por moradores à noite, dificultando o trabalho da Semob.

Segundo a Semob, a secretaria espera que a população compreenda que o calçamento da rua deve ser recuperado para que as máquinas possam entrar e iniciar a reconstrução da rede pluvial e construção, paralela a ela, da rede de esgoto, atendendo ao trecho ligado à rua E-22, pois para recuperar toda a rede a rua de servidão deve estar desobstruída, sem as construções irregulares.