Secretaria de Saúde faz palestras para orientar profissionais sobre vacinas

22/10/2014 17:41:00 - Jornalista: Débora Trindade (estagiária*)

A Secretaria de Saúde, junto com a Gerência de Vigilância em Saúde e o Programa Municipal de Imunização, convida os técnicos de enfermagem da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e de Unidades Básicas de Saúde para uma palestra sobre a Campanha de vacinação contra Poliomielite e Introdução da vacina dTpa para gestantes. O evento acontecerá no Auditório Cláudio Ulpiano (Funemac), na sexta-feira (24), às 8h30.

Na parte da tarde, às 13h30, as palestras serão destinadas a enfermeiros e coordenação da Estratégia de Saúde da Família e de Unidades Básicas de Saúde, Coordenação de Enfermagem, Coordenação da Maternidade do Hospital Público de Municipal (HPM) e a Coordenação do STI Neo Natal do HPM.

O objetivo é orientar os profissionais para as próximas campanhas. A dTpa é uma vacina para as gestantes com idade gestacional acima de 20 semanas. É contra o tétano, difteria e coqueluche e será implantada no calendário de vacinação nacional a partir de novembro. “A prevenção é importante para a mãe não transmitir a doença ao recém-nascido. É para proteção dela e do bebê”, afirma a gerente do programa de Imunização, Cláudia Campanati.

A campanha da vacinação contra sarampo e poliomielite estará disponível na rede entre os dias oito a 20 de novembro. No município, 34 salas de vacinas estarão abertas para a imunização.

É importante que todas as pessoas que serão vacinadas estejam com a carteira de vacinação. Para menores de 18 anos, é recomendada a presença do responsável.

Sarampo – É uma doença causada pelo vírus Morbillivirus. É altamente contagioso e a transmissão é direta de pessoa a pessoa, por meio das secreções do nariz e da boca expelidas pelo doente ao tossir, respirar ou falar. Os sintomas são o aparecimento de pequenas erupções na pele de cor avermelhada, febre alta, dor de cabeça, mal-estar e inflamação das vias respiratórias, com presença de catarro.

Poliomielite – É um vírus que também se espalha por contato direto de pessoa a pessoa, por contato com muco, catarro ou fezes infectadas. Existem três padrões básicos de infecção por pólio: infecções subclínicas, não paralíticas e paralíticas. Os sintomas são dor de cabeça, febre, vômitos, dor ou rigidez nas costas, braços, pernas e abdome, entre outros.

dTpa para gestantes – Vacina Tríplice Acelular protege contra o tétano, diferia e a coqueluche. Protege a doença de mãe para filho.

*Com supervisão da Secom