Secretaria de Transportes instala modalidade de “traffic calm” em vias públicas

06/07/2005 18:39:13 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria de Transportes vai escolher quatro pontos de estradas da cidade para instalar, a partir de segunda-feira (11), um novo tipo de redutor de velocidade, chamado “traffic calm”. Os quatro instrumentos permanecerão três meses nesses locais, para estudo da eficácia de sua utilização, que já foi comprovada em locais como estacionamentos de shoppings. Em vias públicas, essa será uma das primeiras experiências. Serão verificados durabilidade, resistência e se o sistema atende à função de reduzir a velocidade dos veículos.

Segundo o secretário de Transportes, Fernando Magalhães, ele e a diretora do setor de trânsito, engenheira Laismeire Castro, estudam uma forma de conseguir a redução da velocidade nas vias do município, para atender aos pedidos dos moradores de diversos bairros, que chegam à Secretaria, através da Câmara de Vereadores. Os motoristas e proprietários de veículos também reclamam dos tachões, alegando que causam prejuízos.

“Os estudos têm o objetivo de proporcionar a descoberta de um instrumento que reduza a velocidade dos veículos, sem desalinhar ou desbalancear suas rodas”, afirma o secretário.
Segundo Fernando Magalhães, o “traffic calm” é colocado ao lado dos tachões, como complemento. “O motorista terá de reduzir a velocidade do veículo para subi-lo com as quatro rodas. Assim, não causará qualquer dano ao veículo”, observou.