Secretaria de Transportes vai continuar a fiscalização do transporte irregular

17/05/2005 16:51:26 - Jornalista: César Dussac

A Secretaria Municipal de Transportes vai intensificar a fiscalização às vans. O principal objetivo é promover a segurança dos passageiros e coibir abusos no trânsito, as duas maiores preocupações do secretário Luiz Fernando Magalhães. De acordo com ele, nas blitzen promovidas pela Secretaria foram levantados os abusos cometidos pelos motoristas de vans. “Sabemos dos problemas de transporte da cidade, mas não podemos colocar a vida dos usuários do transporte alternativo em risco”, comentou.

De acordo com ele, a secretaria já flagrou situações em que foram recolhidas ao depósito dezenas de vans que, além de dirigidas por motoristas sem habilitação ou qualquer qualificação, tinham o registro de diversas infrações. “Já pegamos um motorista com 57 multas graves e gravíssimas. Em outros casos, apreendemos vans por excesso de velocidade, avanço de sinal, os quatro pneus carecas, IPVA com três anos de atraso e sem licenciamento para trafegar. Tudo isso é um absurdo”, observou Luiz Fernando.

Segundo o secretário, muitas vezes, as pessoas que aguardam condução nos pontos correm o risco de acidentes. De acordo com ele, na disputa por passageiros, os condutores de vans cortam os ônibus e até mesmo seus colegas pelo acostamento sem sinalizar, fazendo das ruas verdadeiras pistas de corrida, causando transtornos aos usuários e aos outros motoristas nos horários de rush.

Logo que assumiu, o secretário municipal de Transportes, Luiz Fernando Magalhães, cumpriu determinação judicial – uma liminar que obrigava toda a PM, Polícia Civil, Rodoviária Estadual e Federal a combater o transporte irregular. “Entendo que, independente de qualquer ordem judicial, é necessário combater o transporte irregular, pois para conduzir veículo de passageiros, a lei exige que o motorista tenha carteira habilitação de categoria “D”, curso de direção defensiva e primeiros socorros, além de não ter cometido qualquer infração gravíssima ou grave nos últimos 12 meses.

A Secretaria de Transportes constatou que 90% dos proprietários de vans vêm de outros estados – São Paulo, Espírito Santo e Minas Gerais, em sua maioria – grande parte fugindo dos locais de origem, devido aos mandados de busca e apreensão da Justiça, por falta de pagamento. “Houve ocasiões em que registramos motoristas de vans que tinham prisão preventiva em vários estados do Brasil. O programa Linha Direta encontrou dois criminosos, procurados pela polícia, que atuavam no transporte irregular em Macaé. Temos que impedir esta situação”, contou o secretário.

A Secretaria recebeu denúncias de que condutores que fazem a ligação com outros municípios rejeitam vale transporte ainda com validade em todo o estado, obrigando o usuário a completar o valor estabelecido no aumento recente estipulado pelas cooperativas, e que chegam a ofender os passageiros que não concordam em completar. “Essa cobrança é ilegal.Vamos coibir esses abusos”, enfatizou. Luiz Fernando ressaltou que todo o trabalho da Secretaria de Transportes visa à segurança do usuário, sua integridade física e moral, porque o governo entende que a população merece o respeito da administração dos condutores de veículos.