Secretaria do Interior começa a recuperar estradas da serra

23/03/2005 17:41:26 - Jornalista:

As fortes chuvas no período de carnaval causaram grandes transtornos para a região serrana de Macaé. A Secretaria de Interior vem trabalhando para a recuperação das estradas e pontes, embora tenha encontrado algumas dificuldades em função dos dias chuvosos. As obras tiveram que parar devido às más condições do tempo.

No Trapiche, próximo ao Óleo, a pista da RJ-168 está muito perigosa, pois parte dela caiu. O prefeito Riverton Mussi e o secretário George Jardim já comunicaram, através de relatório ao Governo do Estado essa situação, uma vez que a manutenção da estrada é de competência daquele governo. O secretário de Interior disse ainda, que mesmo com esta situação as estradas não foram totalmente interditadas, pois sinalizadores foram colocados para que venham garantir a tranqüilidade da comunidade que necessita dessas vias de acesso.

Na Serra da Cruz, a ponte estava ameaçada e em reunião com a comunidade local o prefeito e o secretário prometeram recupera-la como medida de urgência, uma vez que o escoamento da produção e o hotel fazenda necessitam desse acesso. Mas a intenção é que num curto prazo será construída uma ponte de concreto de aproximadamente 40 metros. Homens estão trabalhando dia e noite no local e a previsão para o término da recuperação da ponte de Serra da Cruz é até segunda-feira.

No Sana, um barreira caiu dificultando o acesso de ônibus para aquele distrito, mas já foi providenciada a recuperação e uma draga trabalhou no local e o trânsito já está totalmente liberado. O secretário George Jardim informou que serão criados nos distritos uma administração local para que a comunidade possa ter um ponto de apoio para as suas solicitações. O administrador local estará à disposição para ouvi-los e atendê-los dentro da escala de prioridades.
.
Sobre os projetos para a região serrana, George Jardim falou sobre a criação de uma subsecretaria no Trapiche, no Sana e outra na Bicuda Pequena, além da substituição de 90% das pontes de madeira por pontes de concreto, atendendo as prioridades e o alargamento de duas pontes,. uma no Trapiche e outra na entrada do Óleo. George Jardim disse ainda, que vem fazendo um trabalho em parceria com as Secretaria de Obras, Serviços Públicos e Meio Ambiente.

Um levantamento foi solicitado pelo Secretário de Interior à Secretaria de Obras sobre a iluminação pública da região serrana, visando melhorar a qualidade da existente e ampliação para outras localidades. Também faz parte do projeto da Secretaria de Interior a construção de uma quadra poliesportiva na Boa Alegria e uma Praça Poliesportiva em Crubixais.

Outro projeto em pauta é a necessidade da preparação da estrada de acesso da Bicuda ao Frade, passando por Boa Alegria. O prefeito Riverton Mussi anunciou em reunião na Bicuda Pequena, na semana passada, que recomeçarão as obras para finalizar a obra asfáltica do km 26 até a Bicuda Pequena. O secretário George Jardim está otimista no desenvolvimento da região serrana nos próximos anos, por acreditar no potencial turístico da região.