Secretaria incrementa políticas de mobilidade urbana

16/01/2018 11:54:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Ana Chaffin

Projetos viários de trânsito, sinalização e fiscalização são funções praticadas

O ano de 2017 foi intenso para a secretaria de Mobilidade Urbana: fiscalização do transporte escolar; identificação de ruas com placas; instalação de bicicletários; campanhas de conscientização de motoristas e pedestres e instalação de Estação de Integração de ônibus foram algumas ações promovidas. Em 2018, o setor será fortalecido com foco na segurança do trânsito no município.

No transporte escolar, caracterizado pelo deslocamento de estudantes no percurso casa-escola e vice-versa, sendo proibido o embarque de passageiros que não sejam escolares, o setor fiscalizou o cumprimento da lei. O motorista deve possuir carteira profissional; alvará (tanto para empresa ou autônomo); manter as características fixadas para o veículo. O serviço pode ser executado por pessoa física organizada em cooperativa ou pessoa jurídica e os motoristas e veículos deverão ser cadastrados.

Outra norma é a proibição de que o motorista trabalhe sozinho no veículo: todos devem possuir um auxiliar (maior de 18 anos). Cabe ao auxiliar atenção para que o embarque e o desembarque dos alunos sejam feitos com segurança.

Bairros recebem placas com nomes de ruas

Com objetivo de melhorar a sinalização, foram instaladas ano passado cerca de mil placas com a identificação das ruas da cidade. Constam em todas as placas o nome da rua, o CEP e o bairro.

O trabalho consiste na perfuração das calçadas para colocação dos postes e placas. Antes da instalação das placas foi feito o levantamento das ruas e um projeto para o posicionamento das placas.

Sindicato lança aplicativo Táxi Macaé Sintamm

O Sindicato dos Taxistas Autônomos e Auxiliares do Município de Macaé (Sintamm) lançou o Táxi Macaé Sintamm, aplicativo para celular que permite solicitar o serviço com a máxima eficiência no tempo de resposta. O recurso gratuito está disponível para utilização nos sistemas Android e IOS, da Apple Store. A proposta é uma parceria do sindicato e a Prefeitura de Macaé.

O aplicativo apresenta resposta rápida aos chamados e segurança aos passageiros, que contam com a garantia de serem transportados por um táxi legalizado. O usuário consegue ter acesso à placa do veículo, localização do táxi mais próximo, além dos pontos da áreas próximas que o passageiro estiver. O cliente não paga nada para fazer a chamada pelo aplicativo, paga somente a corrida, conforme o preço fixado no taxímetro. Macaé conta com 178 autônomos, que prestam o serviço de táxi no município.

Rotativo potencializa uso de vagas e gera benefícios

O sistema de estacionamento rotativo de Macaé funciona por meio de equipamentos eletrônicos (parquímetro) que permitem o controle de arrecadação e emissão de comprovante de pagamento para o tempo determinado. São 782 locais na chamada Zona Azul, área central da cidade, em que o uso do tíquete é obrigatório. O sistema busca potencializar o uso das vagas, já que estabelece limite de tempo para utilização dos espaços.

A concessão, prevista na Lei municipal número 3.750/2012, é válida por 10 anos, sendo que, de todo valor arrecado por meio do Estacionamento Rotativo, 27% é revertido para a prefeitura (gerenciado on-line pela empresa e poder público). Os valores podem ser conferidos mensalmente no Portal da Transparência.

O objetivo é auxiliar a administração pública e, também, gerar benefícios como: financiamento e investimento em programas e projetos de transportes e trânsito; contribuição com recursos financeiros e técnicos para o desenvolvimento e melhoria da sinalização viária, melhoria dos serviços de engenharia de trânsito e transporte, execução das atividades de policiamento e fiscalização do trânsito e transporte da cidade.

A arrecadação do estacionamento rotativo também permite investimentos na infraestrutura urbana de suporte ao sistema de trânsito, circulação de veículos e de pedestre, equipamentos que favoreçam a segurança na circulação de pedestre, especialmente os que tenham necessidades especiais, além do custeio em atividades associadas à circulação de pessoas, organização de fluidez do trânsito de veículos e pedestres.

Prefeitura instala bicicletários na área central

De acordo com um levantamento realizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em média, 1800 ciclistas transitam na ciclofaixa da Rua Teixeira de Gouveia, que tem início no bairro da Imbetiba e termina na Praça Washington Luis, totalizando dois quilômetros de extensão.

Na área central foram instalados bicicletários em diversos pontos, como parte do Plano de Mobilidade Urbana de Macaé que inclui o Sistema Cicloviário, que teve início em 2015. O objetivo da instalação dos equipamentos é proporcionar locais adequados para os ciclistas deixarem suas bicicletas em segurança.

Ainda segundo o estudo, antes da implantação da ciclofaixa na Teixeira de Gouveia, transitavam, em média, 500 ciclistas. O Sistema Cicloviário de Macaé propõe a implantação de uma rede com 15 rotas cicláveis que somam 73 quilômetros no total, entre rotas funcionais (para trabalho), de lazer (rotas turísticas) e de serviço (para circulação em áreas específicas para comércio, por exemplo). Essas rotas estão previstas para ligar Macaé da zona norte até a zona sul. Atualmente, são quase 30 quilômetros de vias cicláveis, entre ciclovias, ciclofaixas e rotas compartilhadas.

Semana Nacional do Trânsito: respeito entre condutores e pedestres

A Secretaria de Mobilidade realizou uma série de ações na Semana Nacional do Trânsito. Com o tema “Eu faço a diferença”, a abordagem destaca o respeito entre condutores e pedestres.

As atividades, como palestras e blitz educativa, visaram conscientizar motoristas e pedestres sobre a segurança no trânsito no município. Além de orientar e mudar a postura de condutores que muitas vezes têm iniciativas imprudentes.

Mobilidade Urbana realiza limpeza visual periódica de abrigos

Os abrigos de ônibus recebem periodicamente limpeza visual. O trabalho, promovido pela Secretaria de Mobilidade Urbana, tem como objetivo eliminar a poluição visual dos locais para deixar a cidade mais limpa e promover o bem-estar da população.

A medida cumpre determinação da Lei Complementar 251/2016, que institui o código de atividades econômicas e de posturas do município, veda a publicidade e a propaganda em equipamentos públicos e determina as penalidades previstas para quem desobedece estas normas. Macaé conta com cinco terminais e 250 abrigos de ônibus. Não é permitida a colagem de papéis de anúncios e informes sem autorização prévia. Para manter os abrigos limpos, é preciso que todos ajudem, que a população se conscientize do seu papel em manter o ambiente sempre limpo.

Estação de integração de ônibus

A primeira Estação de Integração de ônibus do município, montada pela Secretaria de Mobilidade Urbana, foi instalada na praça Veríssimo de Melo. A meta é oferecer agilidade e comodidade para os usuários do transporte público. Segundo cálculos de técnicos da secretaria, atualmente um ônibus leva sete minutos no ponto para embarque e desembarque dos passageiros. A estação tem 50 metros de extensão por 2,5 metros de largura, totalizando 125 metros quadrados.

O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. A entrada da estação tem duas bilheterias e, entre elas, local de acesso de quem possui gratuidade. Ao efetuar a compra, o passageiro segue por uma catraca e chega ao interior da estrutura.

Cerca de 1,3 mil pessoas utilizam o ponto da praça diariamente. O interior da estação é sinalizado, inclusive com painéis eletrônicos e possui área para embarque e desembarque.

Transporte Urbano

No decorrer do ano de 2017 foram implantadas várias ações no sistema integrado, com o objetivo de melhoria no atendimento e na qualidade do serviço. Seguindo o crescimento e evolução das atividades econômicas e da população do município, algumas adequações no itinerário e de quantitativo operacional de veículos por linha são necessários.

Dentro desta perspectiva, foram instaladas placas de identificação de ponto de parada nas vias atendidas pelo sistema integrado de transporte, assim como nas localidades onde houve remanejamento dos itinerários.

Foram realizadas atividades de fiscalização intensiva nas operações diárias, nos terminais de integração e nos pontos finais de linha, com o intuito de garantir fluidez do sistema tendo como medida aplicação de penalidades quando necessário. Contudo, o sistema segue em constante avaliação para atender à demanda que é flexível e em constante evolução.

A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana deve exercer as funções de órgão Executivo de trânsito municipal, coordenando as ações da administração pública municipal direta e indireta, no planejamento, elaboração e execução dos projetos viários de trânsito, bem como na sinalização, fiscalização e manutenção da rede viária municipal.


Fotos Relacionadas