Secretaria vai fiscalizar transporte irregular em carros de passeio

07/06/2005 12:14:21 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria de Transportes, em levantamento realizado em 18 de maio último, constatou a utilização de 30 carros de passeio em transporte irregular, todos com placa de Campos. 80% deles fazem lotada para aquele município. Os restantes 20% têm o município do Rio de Janeiro como destino.

Segundo o secretário de Transportes Fernando Magalhães, além de ser irregular, o que já merece fiscalização, a grande preocupação da Secretaria é quanto à segurança dos usuários, que podem estar viajando em veículos em mau estado de conservação, sem manutenção, e conduzidos por motoristas sem habilitação própria para esse tipo de transporte, que é a carteira de categoria D”.

Técnicos da Secretaria constataram que, parados em locais proibidos, esses veículos causam retenções no trânsito, motivo de centenas de reclamações por parte de proprietários de veículos, que trafegam diariamente na cidade. Fernando Magalhães fala das providências de sua pasta.“A segunda etapa do trabalho de fiscalização da Secretaria de Transportes vai se direcionar a esse tipo de transporte irregular, feito por carros de passeio. Temos o relato de passageiros que já passaram por problemas graves em transportes desse tipo”, observa Fernando Magalhães.

Um dos relatos é de um cidadão que entrou num desses carros de passeio com placa de Campos, na Rodoviária Novo Rio, às 19hs de um domingo. Quando atingiu o município de Rio Bonito, o veículo se apagou. A parte elétrica deixou de funcionar. O motorista queria largar os quatro passageiros na pista. Por falta de alternativa, todos concordaram em viajar, perigosamente, atrás de carretas e carros de passeio, utilizando-se dos faróis desses veículos. Às 23h30 min, em Rio das Ostras, o motorista irregular pediu a um colega que trouxesse os passageiros até Macaé. Dos quatro, só um fez o relato à Secretaria. Houve outra agravante. O proprietário do veículo irregular reclamava, durante o percurso, que na véspera, de madrugada, o carro teve problemas mecânicos no mesmo local, e que os passageiros “colaboraram” com ele, aceitando ficar na pista, mesmo embaixo de muita chuva.