Secretário de Meio Ambiente visita obras de revitalização da Nova Holanda

13/01/2005 18:07:53 - Jornalista:

O secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Marcelo, visitou, no dia 13 de janeiro, o andamento de diversas obras que visam revitalizar o bairro Nova Holanda. A construção de três praças, um posto de saúde e uma creche, fazem parte do programa de compensação ambiental da instalação da Usina Termoelétrica Macaé Merchant, da El Paso. Acompanhado do engenheiro civil, Carlos Pioli e de Hernandes Rangel, gerente da Enjúsa Engenharia, responsáveis pela obra, e de técnicos da secretaria, Fernando Marcelo percorreu as obras que estão sendo executadas na Nova Holanda.

O secretário visitou primeiro as três praças que estão sendo construídas no bairro, onde faltava espaço para as crianças brincarem. Fernando Marcelo informou que pretende fazer um trabalho de educação ambiental voltado para as crianças da comunidade. Todas as praças vão ter mesas e bancos de cimento, assim como plantas e um deck de acesso ao canal. Duas praças terão diversos tipos de brinquedos para as crianças, e numa dessas, os moradores vão poder fazer até um churrasquinho numa das três churrasqueiras que estão sendo construídas no local. Hernandes Rangel, gerente da Enjúsa Engenharia, prevê que até o final de janeiro as obras estejam concluídas.

Após visitar as praças, Fernando Marcelo acompanhou o andamento das obras da creche e do posto de saúde. O engenheiro civil, Carlos Pioli, explicou ao secretário que o tijolo utilizado nas obras é do tipo ecologicamente correto, que não precisa de queima, já vem com furos para a passagem de tubulações e quase não utiliza madeira na obra.

A creche terá 495 m2 com 4 salas de atividades para as crianças, berçário, banheiros, área administrativa, etc, e capacidade para 100 crianças. Com acesso por duas ruas, o posto de saúde tem 165 m2 de área construída, com 6 consultórios, 1 deles com banheiro privativo destinado ao atendimento ginecológico. Hernandes Rangel disse que tanto a creche quanto o posto de saúde estarão prontos no final de fevereiro.

O secretário lembrou que mesmo antes da entrega dessas obras para à comunidade, os moradores da Nova Holanda já estão sendo beneficiados: “ 80% da mão-de-obra utilizada na construção das praças, da creche e do posto de saúde, é de moradores do bairro”.