Secretários debatem implantação do Pólo Industrial

16/03/2005 18:44:39 - Jornalista:

O secretário de Indústria, Comércio, Desenvolvimento e Energia, Alexandre Gurgel, realizou na tarde desta terça-feira, no auditório da prefeitura, a primeira reunião integrada com as demais secretarias que deverão trabalhar no processo de implantação do Pólo Industrial de Macaé. “Uma das características do governo Riverton Mussi é o trabalho em conjunto das secretarias. É isso que provoca a sinergia do grupo”, disse o secretário.

De acordo com Alexandre Gurgel, nesta primeira reunião, houve a participação de todos os secretários, cujas pastas, de alguma forma interferem com o processo de criação do Pólo Industrial. “As contribuições foram de alto nível e com certeza, ao final desse trabalho, sairão informações consolidadas por todas as secretarias”, explicou ele.

Esta reunião serviu para que a secretaria de Indústria e Comércio possa tomar ciência de todas as informações pertinentes ao projeto Pólo Industrial. Dessa forma, a equipe de trabalho que está conduzindo os estudos para definição do modelo conceitual do pólo industrial de Macaé, não estará partindo de um patamar com poucas informações. “Esse será um trabalho de sucesso, com o qual o prefeito Riverton Mussi vai poder anunciar um modelo de desenvolvimento econômico através, do pólo industrial, fundamentado em um estudo sério, técnico, científico, com o apoio da equipe que ele escolheu para apoiá-lo no governo”, ressaltou o secretário.

Nesta reunião, os secretários discutiram a primeira etapa do projeto Pólo Industrial de Macaé, chamada de Estudos de Viabilidades Técnicas e Econômicas com a definição do modelo conceitual, o qual seria o projeto básico para implantação do pólo. “Tudo isso deverá estar pronto nos próximos 60 dias para que o prefeito Riverton Mussi possa tomar as suas decisões executivas, visando a implantação do projeto”, afirmou Alexandre.

Durante a reunião foram levantadas as principais ações a serem desenvolvidas após a implantação do projeto. Mais de 30 itens de impacto econômico beneficiarão o município, dentro da política do programa de governo do prefeito Riverton Mussi. A meta é ampliar as ações de desenvolvimentos existentes na cidade, para que os investidores que estão em Macaé e, para aqueles que estão chegando, possam aplicar seus recursos corretamente, tendo o menor risco possível.

Na opinião do secretário o retorno para a sociedade quando o município estabelece de fato um pólo industrial é a criação de uma cadeia de geração de emprego e renda, de oportunidades de serviços e desenvolvimento de empreendimento que vão atuar no entorno desse pólo, garantindo ao município um desenvolvimento sustentável.

A população se beneficia também porque o poder aquisitivo e a arrecadação do município sobem, os serviços públicos retornam com maior qualidade e intensidade. “Esses conjuntos de ações têm como único alvo à sociedade macaense, para que Macaé se estabeleça de fato nas primeiras colocações com seus elevados índices de desenvolvimento humano e de qualidade de vida”, finalizou Alexandre.