Seleção Brasileira feminina de vôlei já está no Japão

21/06/2005 09:34:16 - Jornalista: Renata Luz

A seleção brasileira feminina de vôlei já está em solo asiático. A equipe comandada pelo técnico José Roberto Guimarães chega para defender o título do Grand Prix, do qual é quatro vezes campeão (94, 96, 98 e 2004), e credenciado pelos dois recentes títulos conquistados - o Torneio de Courmayeur, na Itália, e a Montreux Volley Masters, na Suíça.

A delegação desembarcou no Aeroporto de Narita, no Japão, com 12 jogadoras. A ponteira Mari, junto ao seu clube, o Finasa/Osasco (SP), acabou pedindo dispensa, pois terá de ser submetida a uma cirurgia para curar um problema crônico em seu ombro direito. "É uma pena, mas não podemos ficar lamentando. Vamos com tudo com o grupo que temos", diz Zé Roberto.

E é desta forma como o técnico bem frisou que a equipe já se prepara para o Grand Prix. Depois de mais de 26 horas de viagem, com escala no Aeroporto Charles de Gaulle, em Paris, o grupo só teve tempo de deixar as malas no hotel e já seguiu para o primeiro treinamento em Tóquio, um trabalho de alongamento e musculação. Na parte da tarde, o primeiro treino com bola.

Zé Roberto diz que essa deve ser a mentalidade. "Foi melhor assim, senão o cansaço seria ainda maior. As meninas descansaram após o almoço e lá fomos nós para o trabalho novamente", comenta o técnico. O Brasil disputará a primeira fase do Grand Prix em Tóquio, pelo Grupo A, que conta com Japão, Polônia e Coréia, contra quem a equipe estréia no dia 24 de junho.

Na segunda semana, pelo Grupo E, o Brasil jogará em Macau, contra China, Polônia e Alemanha. Taipei é a cidade-sede na terceira semana, quando já estará no Grupo H com Cuba, Coréia e Holanda. A fase final será disputada em Sendai, no Japão, de 13 a 18 de julho, com Japão, país-sede, e as cinco seleções mais bem classificadas na primeira fase.

No primeiro jogo treino, contra o NEC Rockets o Brasil fez a sua parte. Venceu o jogo por 3 sets a 0, parciais de 25/21, 25,17 e 25/21. Como forma de gratidão às pessoas que apareceram para prestigiar a partida com enorme euforia, foi disputado mais um set, novamente vencido pela seleção brasileira (25/17). “Aproveitaram nossa passagem por aqui para fazer o jogo de inauguração desse novo ginásio da NEC. Foi bem interessante”, comenta o técnico José Roberto Guimarães.

EQUIPES
Brasil: Marcelle, Sheilla, Jaqueline, Paula Pequeno, Valeskinha e Fabiana. Líbero: Fabi.
Entraram: Carol, Raquel, Sassá, Renatinha e Carol Gattaz.
Técnico: José Roberto Guimarães.

NEC Rockets: Umeo, Matsuzaki, Watanabe, S. Arita, Maeda e Takasaki. Líbero: Nakamura.
Entraram: Kurita, Niki, Uchiyama, K. Arita e Matsuta.
Técnico: Masahiro Yoshikawa.