Semana Acadêmica da FeMASS tem atividades até sexta-feira 13

10/09/2019 15:19:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto / Arquivo Secom

Nesta quarta (11), haverá mesa-redonda sobre “Empreendedorismo Universitário”

Desde segunda (9) até sexta-feira 13, alunos, professores e visitantes da Cidade Universitária participam da Semana Acadêmica da Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé. É o momento de os alunos ampliarem os conhecimentos e a população em geral saber o que o município oferece em termos de ensino superior gratuito e de qualidade. A entrada é franca.

Como a programação é extensa, algumas atividades da Semana são realizadas simultaneamente nos auditórios e salas do bloco A, onde estão localizadas a FeMASS e a UFF, e no B, sede da UFRJ. Nesta quarta (11), haverá mesa-redonda sobre “Empreendedorismo Universitário”, mediada pelo professor da faculdade municipal Felipe Cerchiareto, no auditório Claudio Ulpiano, bloco A, às 18h30. Em seguida, no mesmo espaço, às 20h30, será abordado o tema “Software GPS: uma proposta de Informatização do Sistema de Gestão de HSEQ para a Superior Energy Services na América Latina”, com Leonardo Alcântara.

Haverá palestras também nas salas do bloco A, quarta (11), que serão as seguintes: “Análise de dados para tomada de decisão”, com o professor Sérgio Netto (FeMASS), sala 206, às 18h30; “Nova técnica de inspeção de risers flexíveis, com o professor Paulo Apicelo (FeMASS), às 20h30, sala 203. Paralelamente, acontecem minicursos e oficinas com temas variados também em salas e laboratórios.

Quinta-feira (12), o grande momento será por conta da palestra de Ciro Gomes sobre “A política educacional e econômica do brasil”, às 18h30, mas haverá outras atividades como a palestra sobre “Dicas de economia de energia elétrica em residências”, com a professora Janimayri Forastieri, às 20h30, na sala 204, entre outros temas relevantes.

A Semana Acadêmica será encerrada na sexta (13) com destaque para palestra sobre “Impacto social da indústria petrolífera em Macaé: caminhos para a responsabilidade social e a ação pública”, com a professora Alice Xavier, às 18h30, na sala 203. Simultaneamente, no auditório do bloco A, haverá apresentações culturais de ex-alunos Prata da Casa, e o encerramento será com a Banda Fe+Música, às 20h30.

Realizações

Na terça (10) foram inaugurados o Laboratório de Educação Matemática Inclusiva e o Museu Interativo. Nos cinco dias serão debatidos outros temas importantes como design e sistemas de gestão, entre outros. As atividades são dinâmicas, em formatos variados, incluindo, ainda, armazém de jogos, flash mob, barraca do abraço, cabine de fotos “Toda forma de amor”, karaokê, aulão de defesa pessoal, feira de adoção de animais e oficina de Libras.

A FeMASS oferece, gratuitamente, quatro cursos de graduação: Administração, Sistemas de Informação, Engenharia de Produção e Licenciatura em Matemática. Além de reingresso e transferência externa, as formas de acesso também são pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e por vestibular próprio realizado uma vez por ano. Atualmente, a faculdade tem cerca de 1.200 alunos, sendo o curso de Matemática o mais recente, a partir de 2016.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.