Semana de Educação Alimentar se destaca nas escolas

20/05/2016 17:46:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Guga Malheiros

Estímulo para adoção de hábitos saudáveis foi a tônica da programação

Estudantes da rede municipal estão tendo a oportunidade de melhor conhecer alimentos frescos e saudáveis na Semana de Educação Alimentar. A programação que está sendo encerrada nas escolas com o objetivo de incentivar o reforço da alimentação saudável entusiasma alunos e professores.

A culminância da programação será na terça-feira (24) com piquenique dos alunos da Escola Municipal Professora Sandra Maria de Oliveira Araújo Franco, às 9h e 14h.

Gabriel da Silva Pinto e Lucas da Silva, de 4 anos, se animaram ao degustar alimentos como melancia, aipim, batata doce, inhame e salada de frutas. A alegria também ficou por conta dos sucos de maracujá com couve e de abacaxi com hortelã. "Gosto muito de frutas e batata doce. Vou falar com minha mãe para fazer em casa" conta Lucas. Gabriel e Lucas, são alunos da escola Professora Arléa Carvalho. A unidade conta com 207 alunos na faixa de dois a cinco anos e promoveu, no decorrer da semana, atividades especiais como a produção coletiva de receitas especiais, a exemplo de sanduíches e bolinhos naturais.

Cauê Alves e Kauane Silva, também de quatro anos, aprovaram a Semana de Educação Alimentar. "Eu gosto muito da merenda e lanche da escola. Lá em casa eu como muitas frutas", fala Kauane.

Satisfeita com a repercussão da Semana, a diretora da escola, Marinez Madureira Pereira, ressalta que esta é mais uma oportunidade de reforçar os hábitos de alimentação saudável junto aos alunos. "Professores, alunos e pais ficaram bastante envolvidos na programação. Esta foi mais uma chance de levarmos dicas para os estudantes, que poderão apreciar ainda mais frutas, legumes e verduras", comenta.

A Semana de Educação Alimentar se destaca por facilitar o consumo desses alimentos frescos por alunos e familiares. Nesta sexta-feira (20), a degustação foi acompanhada pelas subsecretárias de Educação Infantil, Leila Clemente e Ensino Fundamental, Gelda Tavares. "A prioridade da rede municipal é incentivar o gosto e o consumo de alimentos saudáveis", observa Gelda.

Agricultura Familiar- O município dá preferência ao uso de alimentos naturais e frescos, e também prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar. O município foi um dos pioneiros na região a seguir a legislação federal. Com isso, a rede municipal segue a determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que abrange orientações claras na Resolução FNDE 26/2013, quanto sua execução.

Entre os gêneros da região se destacam banana, aipim, inhame, bata doce, alface, couve , cheiro verde e ovos. Com ação integrada das secretarias de Agroeconomia e Educação, a Agricultura Familiar do município abastece 54 escolas municipais com a atuação de 70 produtores provenientes da região Serrana, Assentamento Celso Daniel e cooperativas da região.

Segundo a secretária de Educação, Marilena Garcia, o trabalho cumpre a determinação do Plano Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). "O ensino municipal está cada vez mais incentivando a agricultura familiar. Valorizamos os produtores da região, que apresentam uma atuação respeitável. Além disso, contribuímos com a adoção de melhores hábitos alimentares", observa.

A secretária frisa que o trabalho valoriza a alimentação local com cardápio balanceado e nutritivo. "Convido professores, diretores e até representantes de conselhos conhecer os sítios, assentamentos e cooperativas que fornecem para agricultura familiar. O trabalho é fruto de empenho e dedicação de todos, que desejam ver melhor para os estudantes de Macaé", destaca.

Hoje o município dá preferência ao uso de alimentos naturais e frescos. Por isso, são priorizados os alimentos produzidos de acordo com as boas práticas agrícolas e de fabricação no município. Diante do trabalho, a Coordenação de Nutrição da Secretaria de Educação adverte que os produtos deverão ser produzidos, acondicionados e transportados de acordo com as normas da Vigilância Sanitária. "A proposta é contribuir para o crescimento, aprendizagem, rendimento escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos" , finaliza a coordenadora, Dina Freitas.


Fotos Relacionadas