Semana de Educação Alimentar será de 15 a 19 de maio

03/05/2017 14:49:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto

Objetivo é despertar atenção para uma alimentação mais saudável

A Secretaria Municipal de Educação, por meio da Coordenadoria de Nutrição Escolar, lançou, na manhã desta quarta-feira (3), na Cidade Universitária, a Semana de Educação Alimentar, que faz parte da VII Formação Continuada de Professores Orientadores da rede municipal de ensino, e será realizada de 15 a 19 de maio com atividades nas escolas. O tema a ser trabalhado, este ano, é “Feiras como Espaços Promotores da Alimentação Saudável”.

A responsável técnica pela Coordenadoria de Nutrição Alimentar, da Secretaria de Educação, Tiani Motta de Souza Ribeiro, explicou que a Semana de Educação Alimentar é realizada com base na Lei Estadual nº 4.856, de 28 de setembro de 2006. O objetivo, este ano, é despertar nos educadores a responsabilidade de transmitir aos alunos conhecimentos para que eles possam fazer suas escolhas alimentares de forma consciente, levando em conta as feiras como espaços para uma alimentação adequada.

O evento de lançamento começou, às 9h, no Auditório Cláudio Ulpiano, com palestra sobre “Direito Humano à Alimentação Adequada: o Papel das Feiras para Garantia desse Direito”, com a professora Naiara Sperandio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Em seguida, o engenheiro agrônomo Rogério Freire Valença falou sobre “Agricultura Familiar em Macaé”.

- É um tema interessante não somente para levarmos aos alunos, mas também para cultivarmos no nosso dia a dia porque todos temos de ter hábitos alimentares saudáveis -, avaliou a professora da rede Tatiane Peçanha Fernandes.

Aluna do sétimo período do curso de Nutrição da UFRJ, na Cidade Universitária, Thaís Amado também falou da importância de temas como estes serem abordados para crianças e adultos, profissionais e alunos:

- Esse tema faz parte da realidade de todas as pessoas e, com certeza, enriquece a nossa formação enquanto estudantes de Nutrição. É um momento para aprendermos mais e sermos multiplicadores, na prática, de bons hábitos alimentares desde a formação, disse a acadêmica.

Este ano, as feiras estão como tema porque, segundo a professora palestrante, Naiara Sperandio, “elas têm papel importante no direito humano da alimentação adequada assim como as escolas na conscientização dos alunos".

- O Brasil é um dos países que mais consomem agrotóxicos – hoje chamados defensores agrícolas – e isto é um risco ao nosso direito humano de alimentação adequada. É importante que saibamos a forma como os alimentos são produzidos, a sua procedência, e as feiras proporcionam, pelo menos devem proporcionar, que tenhamos esse conhecimento sobre o que estamos consumindo, destacou a palestrante.

Os participantes receberam materiais para consulta sobre a temática a fim de servir como base para desenvolverem as atividades nas suas unidades escolares e preencheram formulário de avaliação do evento, justificando, principalmente, a importância dos debates sobre o tema nas escolas e o que mais lhes chamou a atenção para contribuir para uma alimentação adequada.

A equipe de nutricionistas da Educação responsável pela realização da Semana Alimentar é composta, além de Tiani, por Christiane de Sousa Leal Antunes, Cleide Lilia dos Santos, Geórgia Gonçalves Ribeiro Allen, Joana Guimarães Rodrigues, Luísa Gouvêa Fernandes da Silva, Mariana Rosa dos Santos Berbet, Regina Celi Ferreira da Silva e Rosane de Araújo Nunes. Os interessados em obter mais informações sobre o assunto podem entrar em contato pelo e-mail nutricaoescolarsemed@gmail.com ou pelo telefone (22) 2796 1275.


Fotos Relacionadas