Semana de Museus aberta no Solar dos Mellos

15/05/2018 14:14:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Raphael Bózeo

Mostra Iconográfica ‘A morte e o morrer na antiga Macaé’ faz parte da programação

A 16ª Semana de Museus, que acontece até quinta-feira (17), no Museu de Macaé Solar dos Mellos, começou na segunda-feira (14), com sarau de poesias e abertura da Mostra Iconográfica ‘A morte e o morrer na antiga Macaé’ ao som de réquiem. A programação segue com as palestras ‘Roteiro para a morte: um olhar sobre o Rio de Janeiro’, de Aryanne Faustina, nesta terça-feira (15), e ‘A morte conta a vida nas memórias da antiga Macaé’, de Conceição Franco, na quarta-feira (16), ambas às 19h. O encerramento, na quinta, será com uma visita guiada ao Cemitério de Santana, às 14h30, e a performance ‘A poesia vence a morte’.

‘A morte conta a vida na memória da antiga Macaé’, tema da ‘16ª Semana de Museus de Macaé’, faz alusão à pesquisa de Maria da Conceição Vilela Franco. Ela, que é doutoranda em História, professora da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Macaé (Fafima) e historiadora do Museu Solar dos Mellos, durante o seu trabalho, descobriu 19 cemitérios na região. Com as pistas deixadas nestes locais e nos cemitérios de Santana, no Morro de Santana, e de Nossa Senhora do Rosário e do Santíssimo, na Imbetiba, ela realizou sua pesquisa científica histórica sobre Macaé. “Comecei este estudo em 2009. As fontes nos cemitérios trouxeram à tona a história de Macaé. Por isso não é nada fúnebre. É curioso e interessante”, enfatiza.

Nesta terça-feira (15), a palestra ‘Roteiro para a morte: um olhar sobre o Rio de Janeiro’, ministrada pela Mestre em História pela UniRio, Aryanne Faustina Ferreira dos Santos, tratará de estudos baseados em testamentos do período colonial. Na quarta-feira (16), após a palestra de Conceição Franco, haverá a abertura de uma segunda exposição, a “Imagens e fotografias da morte”, de alunos do professor de Fotografia, João Barreto, da Faculdade Salesiana/Macaé. Já a performance de encerramento da Semana, na quinta-feira (17), às 19h, “A poesia vence a morte”, será realizada pelo professor Gerson Dudus, da Secretaria de Cultura de Macaé.

Abertura da Mostra

Na abertura desta ‘16ª Semana de Museus’, com tema nacional ‘Museus hiperconectados: novas abordagens, novos públicos’ e abertura da Mostra Iconográfica ‘A morte e o morrer na antiga Macaé’, o público teve a oportunidade de conhecer mais sobre o município através de estudo científico, de olhares fotográficos e de traduções poéticas. O grupo de poetas ‘As Cigarras de Macaé’ interpretou poemas sobre o morrer de pioneiros da Academia Macaé de Letras, como Álvaro Bastos, Antero Dias Lopes e Mathias Neto. A partir desta terça-feira (15), estudantes da Rede Municipal de Educação têm visitas agendadas ao museu, de manhã e à tarde, visitando as mostras. “A gente se apaixona mais por Macaé quando começa a conhecer a nossa história. Esta exposição é para seduzir”, diz a curadora, Cláudia Barreto.

O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Informações pelo telefone: (22) 2759-5049.


Fotos Relacionadas