Semana Nacional de Ciência e Tecnologia terá três grandes ações integradas

03/09/2015 09:36:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Com a aprovação do Projeto de Apoio à Ciência e à Tecnologia de Macaé, por meio do edital do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e por intermédio da Secretaria de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social (Secis), o município assume, durante o período de 2015 e 2016, a tarefa de aproximar a população de cidades do Norte e Noroeste Fluminense do universo científico. Já para a edição deste ano da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), Macaé coordena outros nove municípios na organização de suas programações. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (C&T) já está com o evento, que acontecerá de 20 a 22 de outubro, todo programado. Vinte e três instituições parceiras instadas na cidade têm suas presenças confirmadas. A estimativa dos organizadores é receber mais de 10 mil visitantes.

O prêmio, para os gestores de C&T de Macaé, representa o reconhecimento nacional da capacidade que o município tem de ordenar um sistema em que há a necessidade de que a gestão pública e os setores empresarial e científico (governos, empresas e universidades) trabalhem juntos, criando condições para a geração de inovação tecnológica em várias áreas. A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é o momento em que esses criadores têm a oportunidade de mostrar um pouco de seus resultados à sociedade, estimulando a curiosidade científica e a pesquisa em todos os níveis.

- A criação dessas redes é um dos grandes desafios do país. Por isso, ganhar este edital é reflexo de um trabalho bem feito. Macaé é polo da indústria de petróleo, mas não desenvolve tecnologia para ela. Nossa meta com o Projeto do Parque Científico e Tecnológico é aproveitarmos a situação estratégica do município para nos tornarmos também produtores de tecnologia. Para isso, utilizamos ações que precisam ser convergentes, mas que devem acontecer de maneira que se irradiem por todos os níveis, até atingir a todos, para que todos se beneficiem com a tecnologia-, diz o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo (C&T), Joelson Tavares.

Duas reuniões regionais já aconteceram, em Campos, coordenadas pela equipe da subsecretaria de C&T de Macaé. A próxima será dia 16 de setembro. Logo após, a programação da SNCT dos demais municípios serão divulgadas. O projeto aprovado pelo CNPq foi encaminhado através do Instituto Macaé de Ciência e Tecnologia (IMCT). A equipe do IMCT está visitando cada escola particular, estadual e municipal para orientar os professores sobre formas de levar os alunos a despertarem para a pesquisa. Em Macaé, a SNCT a acontecerá em três locais: a Cidade Universitária, o Polo da Universidade Federal do Rio de Janeiro, no bairro São José do Barreto (Nupem/UFRJ), e na Praça Washington Luiz, no Centro. Este ano a programação da SNCT de Macaé é marcada por três ações integradas. Confira:

Ação Integrada I – Abrindo a SNCT, no dia 20 de outubro, na Cidade Universitária, bairro Granja dos Cavaleiros, haverá o “Luz Ciência e Vida” e a “Feira das Ciências de Macaé (Fecimac)”. Estão inscritas na Feira, 30 atividades que serão apresentadas por alunos da rede municipal de Ensino. Haverá ainda o “CAp - Luz, energia e vida”, com mostra fotográfica de alunos do Colégio de Aplicação da Fundação Educacional de Macaé (CAp/Funemac). Os alunos também vão oferecer palestra sobre as principais fontes de energia e farão uma oficina de produção de biocombustível. Além disso, vai acontecer o “UFRJ de Portas Abertas”, durante toda a manhã e tarde, com palestras, oficinas, mostras de vídeos, minicursos e visitas guiadas. Esse evento da UFRJ também acontecerá no núcleo da universidade no bairro São José do Barreto. Também lá, no dia 21, às 19h, será ministrada a palestra “A evolução tecnológica dos ROV'S versus perfil do profissional de robótica”, realizada pela empresa Oceaneiring.

Ação Integrada II - No dia 21 de outubro, as atividades vão acontecer na praça Veríssimo de Mello, no Centro, durante a manhã e à tarde. O “Ciência na Praça”, em parceria com a UFRJ, além dos estandes que atraem a curiosidade da população e dos estudantes para a ciência, contará com a terceira Feira de Arte, Cultura e Saúde, com mais de dez atividades.

Ação Integrada III - No dia 22 de outubro, o “Ciência na Praça” continua com mais colaboradores. Os estandes estarão expondo trabalhos do Centro de Educação Tecnológica e Profissional (Cetep), da Agência de Trabalho, Educação Profissional e Renda de Macaé (Agetrab), da Associação Macaense de Deficientes Auditivos (Amada), do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) e da UFRJ. Junto a isso, acontece a “Feira de Ciências das Escolas Públicas de Ensino Médio de Macaé”, expondo os três melhores trabalhos das Feiras de Ciências das dez escolas de Ensino Médio do município. Para agendar visitas de grupos à Feira de Ciências é necessário encaminhar uma solicitação para o endereço eletrônico cnet2015@gmail.com, ou ligar para 22 2798-3171.

Paralelamente a essas ações, o Sebrae também adere à SNCT, oferecendo palestras e oficinas em sua sede, no Centro, no evento Clínicas Tecnológicas do Sebrae, do dia 19 a 22, abordando a inovação tecnológica e o empreendedorismo para as áreas de petróleo, gastronomia e construção civil.