Semana Nacional de Ciência mobiliza escolas em Macaé

30/09/2005 12:07:56 - Jornalista: Sérgio Lopes

Mobilizar a população, em especial crianças e jovens, em torno de temas e atividades científicas, valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação. Esse é o objetivo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia que terá início, na próxima segunda-feira, dia 3, sob a coordenação do Ministério da Ciência e Tecnologia.

Aproveitando o momento, a Secretaria Municipal de Ciência e Tecnologia, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, idealizou a I Feira de Ciências das Escolas Municipais com o objetivo de estimular os alunos a desenvolverem projetos inovadores, os quais serão selecionados para serem expostos em uma feira municipal.

Segundo o assessor da secretaria, Marcelo Pereira Machado, essas feiras passarão a fazer parte do calendário municipal, inclusive, selecionando trabalhos para a etapa nacional das feiras de ciências, que levará o vencedor a participar da etapa internacional. Serão apresentados cinco trabalhos feitos pelos alunos do ensino fundamental e cinco pelos do ensino médio, totalizando 10 trabalhos por escolas. “As escolas que não tiverem condições de apresentarem estas quantidades ou não conseguirem realizar suas feiras internas, deverão apresentar pelo menos dois trabalhos por faixa de ensino”, explicou o assessor.

A coordenação nacional das atividades é de responsabilidade da Secretaria de Ciência e Tecnologia para a Inclusão Social, através do Departamento de Popularização e Difusão de Ciência e Tecnologia do Ministério da Ciência e Tecnologia. A organização da Semana conta com a participação dos governos estaduais e municipais e de instituições de pesquisa e ensino, assim como de entidades científicas e tecnológicas.

Em Macaé, o Núcleo de Pesquisas Ecológicas - UPEM/UFRJ - estará realizando várias atividades, dentre elas, visitas programadas ao Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba, à Lagoa de Imboassica e ao Manguezal da Ilha da Caieira, além de Oficinas e Exposições, na sede do NUPEM/UFRJ, abertas às escolas das redes pública e privada de ensino.

Como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia será realizada uma atividade integrada nacionalmente: “Brasil, Olhe Para a Água”. O objetivo é que sejam organizados eventos e discussões sobre temas ligados a água em todas as cidades do país como a riqueza do mar, a poluição dos rios e lagos, a qualidade e reutilização da água. “A finalidade principal é mobilizar um grande de número de pessoas em todo o município para dar mais atenção a este bem essencial da vida e de grande importância para o planeta”, finalizou o secretário de Ciência e Tecnologia, Guilherme Jordan.