Semana Nacional de Combate ao Aedes aegypti começa nesta terça

23/10/2017 18:26:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Arquivo Secom/Rui Porto Filho

Nesta terça-feira (24), atividades serão no Centro de Convivência do Idoso e em unidades do Centro de Referência de Assistência Social

A primeira atividade em Macaé direcionada à Semana Nacional de Mobilização do Setor da Educação, Assistência Social e Saúde no Combate ao Aedes aegypti acontece nesta terça-feira (24), com visita ao Centro de Convivência do Idoso, a partir das 8h30. A campanha é realizada em todo o país e prossegue até sexta-feira (27).

A integração entre os setores de educação e saúde promove também na terça-feira (24), às 13h30, uma palestra de combate ao mosquito no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Botafogo, com foco em crianças e adolescentes. Ainda na terça, será realizada uma caminhada no Cras Central pela conscientização nos bairros adjacentes e haverá entrega de folderes no posto de saúde.

Na quarta-feira (25), a atividade acontecerá na Escola Municipal de Educação Infantil Hilda Ramos, no Centro, em dois horários: 9h e 13h. Ainda na quarta-feira o trabalho começará nos cemitérios, como preparação para o Dia de Finados. O objetivo é conscientizar a população sobre o enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus, chicungunha e febre amarela.

Na quinta-feira (26), das 9h às 12h, o "Educação em Saúde" montará um estande de orientações com material informativo sobre o combate ao Aedes, no evento Idoso Ativo, que será realizado na praça Veríssimo de Melo.

Durante encontro de diretores da Educação Infantil, na semana passada, informações sobre a campanha foram repassadas a profissionais do ensino público municipal. "Faremos visitas de inspeção, tratamento e orientação. Vamos focar em ações educativas, de promoção e de prevenção", disse o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Flávio Paschoal.

Trabalhos de rotina

Esta semana o CCZ realiza trabalho de rotina, que inclui aplicação de larvicida nos canais Virgem Santa, Horto, Aroeira, Capote, Bairro da Glória e Ajuda. Já os mutirões ocorrem em locais como o campo de futebol das Malvinas e o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) da Nova Esperança.