Seminário aponta sugestões para revitalização da Lagoa de Imboassica

31/08/2005 19:21:07 - Jornalista: Catarina Brust

O Seminário Lagoa de Imboassica – Buscando Soluções foi realizado nesta terça e quarta (30 e 31), no Colégio Estadual Luiz Reid, como parte do aniversário dos 50 anos da escola. Estação de Tratamento de Esgoto, manutenção do canal extravasor e ordenamento urbanístico foram algumas das sugestões apresentadas pelos participantes do encontro.

Nesta quarta-feira a mesa de debate foi composta pelo presidente da Associação de Moradores do Mirante da Lagoa, José Augusto Neves; o coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet; o secretário de Meio Ambiente, Fernando Marcelo Tavares; o representante da secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras, Marcelo Valinhas; a representante da Justiça Federal, Angelina de Siqueira Costa; o vereador de Macaé, Maxwel Vaz (PT); o diretor do Colégio Luiz Reid, Ricardo Silva; o representante do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea-RJ), Sérgio Luis Carvalho Pinheiro e o representante do Consórcio MRA-5, Rovani Dantas.

O coordenador do Plano Diretor, Hermeto Didonet, destacou a iniciativa dinâmica do Colégio em realizar esse evento: “Estamos passando pela elaboração do Plano Diretor e esse é o momento de buscarmos em conjunto soluções para os problemas da Lagoa. A prefeitura, através do Plano Diretor, está absorvendo as demandas da população para direcionar e garantir recursos para fazer a melhor aplicação do dinheiro público”.

O presidente da Associação de Moradores do Mirante da Lagoa, José Augusto Neves, lembrou que a secretaria de Serviços Públicos vem mantendo a limpeza do bairro, assim como outras secretarias estão direcionando projetos para solucionar o problema da poluição na Lagoa. “Estamos buscando junto à secretaria de Meio Ambiente, ações que deixem a Lagoa limpa. Queremos que o Mirante seja incluído na Estação de Tratamento de Esgotos, e que tenhamos uma Lagoa limpa. Essa administração municipal quer deixar a sua marca e com certeza vai fazer isso”, disse.

Marcelo Valinhas, da secretaria de Meio Ambiente de Rio das Ostras, lembrou que a Lagoa fica na divisa do município de Macaé com Rio das Ostras. “O povoamento de Rio das Ostras é diferente de Macaé, o Centro do nosso município fica distante da Lagoa. A situação da Lagoa de Imboassica gera demanda de uma solução conjunta entre os dois municípios”, ressaltou. Entre as sugestões para os problemas da Lagoa, ele citou a definição de objetivos de uso, parceria entre diversos segmentos, a criação de unidades de conservação e materializar a faixa marginal de proteção.

O vereador Maxwel Vaz apresentou como necessidades para a despoluição da Lagoa de Imboassica, a manutenção do canal extravasor, retirada do lançamento de esgoto sanitário, ordenamento urbano de ocupação das margens e uma parceira entre os municípios de Macaé e Rio das Ostras para a sustentabilidade da Lagoa. “A discussão do problema da Lagoa é de saúde pública e também uma questão de sustentabilidade da economia, no que tange a geração de trabalho e renda”, afirmou.

Após a mesa de debate foram realizada duas oficinas de trabalho para os alunos do Colégio desenvolverem um relatório com reinvidicações para a revitalização da Lagoa de Imboassica. “O documento será encaminhado aos órgãos representantes de Macaé e de Rio das Ostras, e provavelmente a alguns Ministérios”, explicou a professora Gilda Tavares mediadora da mesa de debate.