Prefeitura Municipal de Macaé

Seminário debaterá com pesquisadores crise e reconstrução econômica

2018-12-07 10:21:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer
Compartilhe:  
Foto: João Barreto - Arquivo Secom
Evento será na terça-feira (11), às 14h, no auditório da UFRJ, na Cidade Universitária

A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação, realizará o seminário “Olhares Acadêmicos sobre Macaé em Cenário de Crise Econômica”, na próxima terça-feira (11), às 14h, no auditório da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Cidade Universitária. O seminário faz parte do projeto “Macaé: Processos de Reconstrução Econômica e Social no Cenário de Reconfiguração da Cadeia de Petróleo e Gás”, desenvolvido pela Ensino Superior por meio do Núcleo de Estudo e Pesquisa – Observatório da Cidade. O evento é aberto ao público com entrada franca.

O projeto é fruto do estabelecimento de parcerias com universidades públicas e privadas do município e região com a colaboração da sociedade civil organizada, estudantes e demais interessados nas discussões sobre a Macaé de hoje e do futuro, tendo como ponto de partida a compreensão da crise, que começou em 2012, e as grandes questões advindas desse contexto.

São aproximadamente 38 trabalhos de 48 pesquisadores envolvidos na produção de artigos científicos que serão publicados em um livro, com elaboração, edição e revisão da Secretaria de Ensino Superior, que deverá ser lançado pela prefeitura durante a 10ª Brasil Offshore – de 25 a 28 de junho, em Macaé.

No seminário, haverá mesa-redonda com cinco eixos de trabalho: “Transformações na vida na cidade: rupturas, continuidades e resiliência”; “Cenários da economia do petróleo: inserção e perspectivas para o município”; “Economia e desenvolvimento: impactos das atividades do petróleo”; “Gestão municipal em tempos de crise e vulnerabilidades”; e “Reestruturação produtiva: novos arranjos urbanos”. A mesa será mediada por Meynardo Rocha e Sheila Ribeiro de Abreu e Silva, do Observatório da Cidade.

O secretário de Ensino Superior, Márcio Magini, falou sobre a importância da rede de colaboração para debater Macaé a partir da crise à retomada do desenvolvimento/crescimento. "Este projeto reúne pesquisadores de universidades públicas e privadas que contribuirão para uma leitura acadêmica da crise e as principais questões do município com ênfase nas demandas econômico-sociais", destacou.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Bairro Granja dos Cavaleiros.

Busca

Acesso Rápido

Destaque