Seminário discute propriedade intelectual em Macaé

02/12/2005 17:25:05 - Jornalista: Simone Noronha e Sérgio Lopes

A Fundação Educacional de Macaé (Funemac) e o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) promovem nesta segunda-feira, dia cinco, o Seminário Propriedade Intelectual como Instrumento Estratégico Para o Desenvolvimento Industrial e Tecnológico. Durante o evento, será assinado termo de cooperação técnica entre o INPI e a Funemac, que tem como principal objetivo realizar eventos na área de ciência e tecnologia.

O Seminário começa às 10h no auditório do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo da Universidade Estadual do Norte Fluminense(Lenep), em Imboassica.

As inscrições para o Seminário podem ser feitas através do site oficial da prefeitura (www.macae.rj.gov.br). De acordo com o presidente da Funemac, Jorge Aziz, o acordo tem como objetivo desenvolver ações coordenadas visando a realização de eventos para sensibilizar entidades de ciência e tecnologia de Macaé, incentivando fomento das atividades de pesquisa, bem como, para capacitar agentes dessas entidades nessas áreas do conhecimento.

- Para atingir os objetivos, o acordo de cooperação técnica inclui um Plano de Trabalho, em que está contido detalhadamente os cronogramas, as responsabilidades assumidas por cada um dos integrantes e demais informações para seminários e cursos de capacitação, explicou.

A cerimônia de abertura do evento terá a participação do vice-presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), Jorge de Paula Costa Ávila, do prefeito Riverton Mussi Ramos, do secretário de Ciência e Tecnologia e presidente do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT), Gulherme Jordan, do presidente da Funemac, Jorge Aziz, da coordenadora de Projetos na área de Propriedade Intelectual da Rede de Tecnologia do Rio de Janeiro (REDETEC), Daniela Lima Cerqueira, do gerente geral da Petrobras na Unidade de Negócios da Bacia de Campos,
Carlos Eugênio Melro Silva da Ressureição, do gerente geral da Transpetro,
Antonio Abel Gonzalez Carrasquilla, e do chefe do Laboratório de Engenharia e Exploração de Petróleo (LENEP), Antonio Abel Gonzalez Carrasquilla.

Confira abaixo a programação do evento:

10h – Cerimônia de abertura
11h - Palestra Magna: A importância da Propriedade Industrial no contexto do desenvolvimento tecnológico e industrial, com Jorge de Paula Costa Ávila - vice-presidente do INPI.
10h50m – Debate
12h10m- Almoço
13h40m - Painel: O Sistema de Propriedade Intelectual: desafios e oportunidades de uso por agentes inovadores. Coordenador: Jorge Adalberto Aziz da Silva - presidente da Funemac.
Painel: O potencial de uso da Propriedade Industrial para a estratégia competitiva das empresas, com Alexandre Guimarães Vasconcellos, pesquisador da diretoria de Articulação e Informação Tecnológica do INPI
Painel: O uso da Informação Tecnológica contida em documentos de patentes com patentes, com Raul Suster, chefe da Divisão de Estudos e Programas do Centro de Divulgação, Documentação e Informação Tecnológica do INPI.
14h40m – Debate
15h – Pausa para café
15h40m - Painel: Casos de Sucesso em propriedade Intelectual na Região ou Estado do Rio de Janeiro, com Alexandre Gurgel, secretário de Indústria e Comércio de Macaé
Apresentação de 2 casos de sucesso de Empresas da Região ou Estado que fazem uso do Sistema de Propriedade Industrial e Informação Tecnológica.
16h – Debate
16h20m - Palestra: A Metrologia na Avaliação da Conformidade de Produtos, com
Guilherme Jordan, Secretário municipal de Ciência e Tecnologia e Presidente do IMMT
16h50m – Debate
17h – Coquetel de encerramento