Semtre atende moradores do Óleo com emissão de documentos

22/08/2005 16:20:42 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Continuando a interagir com a região serrana, a secretaria municipal de Trabalho e Renda (Semtre) participou da Festa do Óleo no domingo (21), onde, a partir das 9h, na Casa do Fazer, ofereceu aos moradores do Óleo e região a oportunidade de tirar Carteira de Trabalho, certidão de nascimento, segunda via da Carteira de Identidade, cadastramento num banco de dados para uma vaga de trabalho e elaboração de currículo e, ainda, participar de palestras motivacionais.

O evento contou com o apoio da Fundação Leão XIII, Ministério do Trabalho e da secretaria de Promoção Social (Sempros). Os interessados na emissão de documentos contaram com fotos tiradas na hora, facilitando o acesso ao serviço.

O atendimento foi realizado até às 14h, e cerca de 40 pessoas foram beneficiadas. O secretário municipal de Trabalho e Renda, Cláudio Bogado, acompanhou todo o processo, conversando com moradores e esclarecendo dúvidas.

Dentre as pessoas atendidas, foi registrado o caso de um morador do interior de Glicério, 4º distrito de Macaé, de nome Rodrigo, que não tinha seus documentos em dia. Com 18 anos completos, Rodrigo, depois da emissão de sua documentação, foi orientado pelo assessor jurídico da secretaria a procurar, inclusive, o Forte Marechal Hermes para fazer o alistamento militar, uma obrigação de todo brasileiro do sexo masculino ao completar 18 anos. Explicando a necessidade do alistamento militar, a Semtre se colocou à disposição do jovem para ajudá-lo nas dificuldades que encontrar ao se alistar.

Jovens e adultos sem documentação, tanto do sexo masculino quanto do feminino, compareceram à Casa do Fazer, aproveitando a oportunidade para ter sua documentação em dia, de forma totalmente gratuita.

Segundo o secretário, Cláudio Bogado, a Semtre continuará atendendo às pessoas das localidades serranas com esse tipo de serviço, facilitando o acesso a documentos aos que residem distante da sede, Macaé. “Vamos voltar ao Óleo em breve e estaremos também em outras localidades, com o objetivo de que todos tenham sua documentação em dia”, disse o secretário.