Semusa supera meta do Ministério da Saúde

11/05/2005 18:25:24 - Jornalista: Genimarta Oliveira

A Secretaria de Saúde de Macaé ultrapassou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, que era de vacinar 70% dos idosos. De acordo com a gerente do Programa de Imunização da Coordenação de Saúde Coletiva, Irma Terezinha, foram imunizados 86,6% dos idosos, o equivalente a 9.518 pessoas.

Ela lembra que para atender a pessoas de todos os bairros, localidades e distritos, a secretaria disponibilizou a vacina em todas as unidades Básicas de Saúde e no Programa Saúde da Família.

A Semusa também montou equipes para atuarem nos hospitais, asilos e residências com pessoas que estavam acamadas. O secretário de Saúde, Fernando Diogo ressalta que essa campanha combate o vírus Influenza, tipo mais agressivo da gripe, que pode causar a pneumonia e até a morte.

A Campanha Nacional de Vacinação tem como público alvo pessoas acima dos 60 anos de idade, incluindo portadores de asma grave, doenças metabólicas crônicas (incluindo Diabetes Mellitus), disfunção renal, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado de imuno-supressão.

A vacina só não é indicada para quem tem alergia à proteína do ovo e ao Timerosal (mercurocromo e mertiolate), portadores de doenças neurológicas ativas e indivíduos que tiveram Síndrome de Guillain Barré, doença que causa dores musculares e dificuldade respiratória.