Servidores participam de Semana Interna de Prevenção de Acidentes

11/09/2019 15:06:00 - Jornalista: Julie Silveira

Foto: Mauricio Porão e Rui Porto Filho

O evento, que acontece até quinta-feira (12), aborda cuidados com a saúde

Avaliação física, controle glicêmico, palestras sobre nutrição e vacina contra o sarampo. Foi assim a manhã da servidora pública municipal Daiana Haas (38), nesta quarta-feira (11), durante ação da 18ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat), no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo). O evento, que acontece até quinta-feira (12), aborda as causas mais comuns de acidentes de trabalho e sua prevenção, além de cuidados com a saúde.

"Por meio da avaliação física foi constatado que eu estou com sobrepeso. Consegui obter várias dicas através da palestra com a nutricionista. Entendi que atos simples do dia a dia podem evitar que doenças mais graves se desenvolvam. O próximo passo é praticar exercício físico e, também vou agendar, na própria rede municipal, uma nutricionista para que eu possa fazer uso de uma alimentação mais saudável", destacou a Assistente de Administração e Logística.

O presidente da Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) da Prefeitura de Macaé, Marcelo Oliveira, destacou a importância da participação dos servidores na ação.

"A prevenção evita, muitas vezes, o afastamento do servidor devido a doenças ocupacionais, como a Lesão por Esforço Repetitivo (LER), uma síndrome que inclui um grupo de doenças cujos sintomas são formigamento, fadiga muscular e redução na amplitude do movimento de membros superiores e nos dedos, além de diabetes, hipertensão, estresse e depressão", explicou Marcelo.

O encontro dessa quarta-feira também contou com palestras sobre vigilância alimentar e nutricional, percepção de risco, alimentos de verdade x verdade sobre os alimentos, depressão, campanha “Xô Sífilis”, Cipa e música. Na ocasião, o integrante da Cipa Petrobras e palestrante, João Carlos Schettino, abordou, de uma forma dinâmica, a importância da Cipa para os servidores.

"A proposta da palestra 'Cipa e Música' foi levar o conhecimento aos servidores, porém, de uma forma lúdica. Por meio de paródias, vídeos e histórias motivacionais, os servidores aprendem sobre as diversas formas de prevenção e os cuidados que devemos ter no dia a dia", destacou Schettino.

Para encerrar a programação, na quinta-feira (12), no Paço Municipal, haverá apresentações sobre Centro de Referência ao Diabético, tabagismo, “Setembro Amarelo, falar é a melhor solução”, saúde bucal, além de noções básicas de combate a incêndio. A programação acontece de 8h às 12h.


Fotos Relacionadas