Setembro Amarelo alerta sobre suicídio

04/09/2019 17:12:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Arquivo Secom

Com o tema 'Valorização da vida e prevenção ao suicídio', o trabalho tem como objetivo conscientizar

A Secretaria de Saúde de Macaé, em parceria com a Educação e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizará uma série de ações alusivas ao Setembro Amarelo, mês oficial da conscientização sobre a prevenção ao suicídio. Com o tema “Valorização da vida e prevenção ao suicídio”, o trabalho tem como objetivo sensibilizar e conscientizar sobre a questão.

De acordo com a coordenadora do Programa Saúde na Escola (PSE), Claulimara Lopes, durante todo o mês, equipes compostas por profissionais de saúde e educadores irão realizar nas escolas palestras, terapias e oficinas com os estudantes. “A proposta é promover espaços para debates e alertar a população sobre a importância dessa discussão”, disse, acrescentando que as equipes irão percorrer 14 escolas de 6º ao 9º ano, sendo duas da rede estadual.

A abertura oficial do evento será no dia 11 de setembro, quando acontecerá o 1° Fórum Intersetorial sobre valorização da vida e prevenção ao suicídio no contexto escolar, no auditório da Cidade Universitária. O evento será voltado para profissionais da educação e da saúde mental. As inscrições poderão ser feitas no local, a partir das 8h30.

Dentro da programação ainda está prevista a iluminação amarela em espaços públicos e distribuição do laço amarelo, símbolo da campanha. Essa cor foi escolhida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) porque significa vida, luz e alegria.