Sistema de Regulação vai acabar com as filas na Saúde de Macaé

23/11/2015 10:07:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Equipe Secom

Ao longo do próximo ano, sistema será implantado

As filas para a marcação de exames e consultas especializadas estão com os dias contados em Macaé. A prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, deu, nesta semana, o primeiro passo para a implantação de uma Central de Regulação no município, onde os exames e consultas poderão ser realizados através de qualquer unidade. Na prática, o sistema, que funcionará totalmente on-line, vai evitar que os pacientes tenham que se locomover até a Coordenadoria de Controle e Avaliação (antigo 0800) e Barracão para as marcações, dando mais fluidez e agilidade ao sistema.

O novo sistema de regulação foi apresentado, na última quinta-feira (19), pela coordenadora de Controle, Avaliação e Auditoria, Valéria Lopes e sua equipe ao secretário de Saúde, Pedro Reis. De acordo com Valéria, o programa utilizado para a regulação (Sisreg III) é fornecido, gratuitamente, pelo Ministério da Saúde, através do banco de dados DataSus. Para sua implantação, duas funcionárias da secretaria foram enviadas para Brasília, onde durante uma semana, passaram por uma capacitação específica no Ministério da Saúde. Serão elas as responsáveis pela capacitação dos funcionários que se encarregarão de operar o sistema.

"Já em janeiro, vamos iniciar a primeira fase, que é a capacitação dos funcionários. A intenção é que, até o final de 2016, todo o sistema esteja operante em Macaé", garante Valéria. A coordenadora ressalta ainda que a implantação do Sisreg III otimizará a gestão das vagas, além de permitir uma visão macro dos leitos disponíveis no município e dar mais velocidade na troca de informações, menor tempo e maior eficácia para atender às demandas da população, melhorando assim o acesso dos usuários aos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Sisreg é um sistema de informações on-line e gratuito, disponibilizado pelo Datasus, criado para o gerenciamento de todo Complexo Regulatório indo da rede básica à internação hospitalar, visando à humanização dos serviços, maior controle do fluxo e otimização na utilização dos recursos.

Mudança de paradigma — De acordo com o secretário de Saúde, Pedro Reis, a implantação do sistema colabora com a restruturação completa do sistema municipal de Saúde, proposta por ele e pelo prefeito Dr. Aluízio. "Macaé, durante muitos anos, focou toda a sua política na ampliação dos serviços de emergência. Porém, agora, precisamos avançar, mudando nosso foco para a saúde e não somente para a doença. Para isso, precisamos aumentar as portas de entrada no sistema, facilitando o acesso à saúde básica, às consultas ambulatoriais e aos exames. Tenho certeza que a implantação dos Sisreg em Macaé será um grande legado para o futuro do município", finaliza.