Social disponibiliza novo canal para atendimento

07/04/2020 09:31:00 - Jornalista: Julie Silveira

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, informa que, em razão do Decreto Municipal 44/2020 - que prorroga até o dia 13 de abril a suspensão de todas as atividades laborais no município - disponibiliza telefones emergenciais para esclarecimento de dúvidas sobre Cadastro Único, Bolsa Família, Aluguel Social, cesta básica, além de informações sobre apoio para idosos em situações de vulnerabilidade e atendimento psicológico, jurídico e social à mulher vítima de violência.

De acordo com a secretária de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, Janine dos Santos Martins, foram disponibilizados seis serviços essenciais à população. O atendimento telefônico acontece de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h, com exceção do Memorial que recebe ligações 24h para comunicação de óbito e informações sobre funeral.

“Para pedidos de cesta básica e aluguel social, a população pode contar com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), por meio do telefone emergencial. O CRAS é um equipamento público onde são oferecidos serviços, programas e benefícios com o objetivo de prevenir situações de risco e fortalecer os vínculos familiares e comunitários”, pontuou a secretária.

Para denúncias e análises de situações de riscos enfrentadas por idosos, pessoas portadoras de necessidades especiais e crianças e adolescentes, a população pode entrar em contato com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que cuida de situações de violações a direitos.

A secretaria disponibilizou, ainda, contato direto para quem precisa de informações sobre o programa Bolsa Família, como bloqueios, suspensões, cancelamentos e manutenção dos benefícios. Nesse número também é possível solicitar informações sobre o Cadastro único, como atualizações, inclusões e transferências.

Já o Disque Idoso tem como objetivo receber informações sobre qualquer situação de risco que o idoso se encontre, quer seja por violência, quer seja por abandono.

Mulheres vítimas de violência doméstica que necessitam de apoio e orientações mais precisas e concretas, a Coordenadoria Geral de política para as mulheres (CEAM) presta um atendimento psicológico, jurídico e social por telefone.

Telefones emergenciais

Memorial

Atendimento 24h

(22) 99820-9956

Cras

Atendimento de 8h às 12h e de 13h às 17

(22) 99876-7727 / 99823-3180

Creas

Atendimento de 8h às 17h

(22) 99722-3799

Bolsa Família

Atendimento de 8h às 17h

(22) 99922-8238

Disque Idoso

Atendimento de 8h às 17h

(22) 99805-7121

Ceam

Atendimento de 8h às 17h

(22) 99817-0976