Solar dos Mellos recebe com ‘Café literário’ e boa conversa

2019-08-29 11:19:00 - Jornalista: Andréa Lisboa
Compartilhe:  
Foto: Andréa Lisboa
Álvaro Marcos Teles foi o convidado da noite

Mais uma noite de descontração e poesia no Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé atraiu estudantes, professores, jornalistas, poetas e amantes dos versos. O convidado especial do ‘Café Literário’ de agosto, na quarta-feira (28), foi o jornalista e poeta de Campos dos Goytacazes, Álvaro Marcos Teles. Ele compôs uma roda de conversa e sarau em que o principal tema foi o seu projeto 'Poemisa'.

'Poemisa', lançado há apenas 10 meses, já participou de dezenas de eventos culturais em Campos dos Goytacazes e no Rio de Janeiro. Os artigos poéticos produzidos a partir do projeto que nasceu como um blog espalharam-se em municípios da região e também em cidades como Juiz de Fora, Leopoldina, Sobral, Natal e Curitiba. Alguns destes itens foram expostos no evento. A composição de Álvaro, em alguns trabalhos, se dá pela junção de poema com fotografia autoral poética. As fotografias, em outras vezes, foram a inspiração para o texto poético.

Entre uma declamação de poema e outra, Álvaro contou ao público sobre o seu processo de criação, sua experiência ao inovar na escolha da ‘mídia’ de divulgação de seus textos - camisetas, almofadas, cartões, ímãs, entre outros artigos – e respondeu a perguntas da plateia. Os presentes foram participativos e muitos deles apresentaram os seus poemas. A roda de conversa, nos jardins do Solar, foi mediada pela jornalista Andréa Lisboa.

A poetisa Maria Helena Natividade, em sua primeira visita ao ‘Café Literário’ da Secretaria de Cultura, declamou três de suas composições. “Há bastante tempo eu queria vir neste projeto. É muito acolhedor e agradável. Achei ótimo e adorei conhecer o trabalho de Álvaro Marcos”, disse.

O projeto 'Poemisa' está no www.facebook.com/poemisaoficial. A próxima edição do ‘Café Literário’, que será em 25 de setembro (sempre na última quarta-feira do mês), irá abordar os gêneros literários charge, cartoon, desenho publicitário, além de caricatura. Já está confirmada a presença do publicitário, desenhista e designer gráfico, Ed Meirelles. Todos os eventos realizados no museu têm entrada franca. O Solar dos Mellos está localizado na rua Conde de Araruama, 248, no Centro.

Busca

Acesso Rápido

Destaque