Sorteio das casas do Bosque Azul será neste sábado

19/12/2014 16:30:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Sorteio é para as 1.104 residências e será realizado no Moacyrzão

A partir das 8h deste sábado (20), a Prefeitura realizará o sorteio que faz parte do Processo de Seleção Habitacional da Demanda Espontânea do Programa “Minha Casa, Minha Vida”. O sorteio é para as 1.104 residências e será realizado no Estádio Cláudio Moacyr (Moacyrzão), na Rua Fernando Hipólito dos Santos, s/nº, Barra de Macaé. Na quinta-feira (18), com a presença do Ministério Público Federal, foi realizada a inserção nas urnas de todos os nomes que estarão participando do sorteio. O prazo de entrega das residências é julho de 2015.

Em menos de dois anos, o prefeito de Macaé, Dr. Aluízio, cumpre uma das metas do plano de governo que é combater o déficit habitacional, garantindo o direito à moradia digna para a população. O Sorteio atende o resultado preliminar objeto do Edital nº 001/2014 e tornado público pela Secretaria de Habitação, Fundo Municipal de Habitação de Interesse Social em conjunto com o Conselho Gestor do Fundo, nos termos da Lei Municipal nº 3278/2009, referente à demanda espontânea, no total de 1.104 (mil cento e quatro) unidades habitacionais, do Empreendimento Residencial Bosque Azul.

De acordo com informações da secretária de Habitação, Alessandra Aguiar, o sorteio é uma pré-seleção das pessoas selecionadas, que ainda passarão por análise do banco. Serão sorteadas 30% a mais para constar como cadastro de reserva. As análises serão feitas pelo banco e contarão também com visitas sociais da Secretaria de Habitação.

O cadastramento aconteceu nos dias 11, 12, 13, 14, 15, 16, 18 e 19 de agosto deste ano, totalizando 4.732 famílias inscritas. Atendendo as diretrizes do Ministério das Cidades e considerando o disposto no item 6.2 do Edital 001/2014, estão reservadas as seguintes cotas do total das 1.104 unidades: pessoas idosas ou cuja família façam parte pessoas idosas, 10%; pessoa com deficiência ou cuja família façam parte pessoas com deficiência, 3%; mulheres chefes de família, 30%.

A demanda destas vagas reservadas para o sistema de cotas é de 477 unidades habitacionais. O saldo restante de 627 unidades habitacionais será destinado às famílias inscritas que não se enquadram no sistema de cotas.

Condomínio Bosque Azul no Complexo da Ajuda.

O Condomínio Bosque Azul, situado na Rua Projetada, Bosque Azul, no Complexo da Ajuda, é composto de 2.208 unidades habitacionais, resultado de convênio entre a Prefeitura e o governo Federal, em projeto financiado pelo Programa Minha Casa Minha Vida e que integra o Programa Habitar Legal. As residências contam com dois quartos, sala, cozinha, banheiro, piso frio e janelas com alumínio e vidro, trazendo luminosidade. Todos os blocos têm acessibilidade à cadeiras de rodas e uma área interna acessível a todos. As ruas contam com pavimentação, iluminação pública e canteiros. Além das residências, o local, que fica próximo às obras do PAC com construção de 128 residências, vai contar com escolas, centro de iniciação esportiva, biblioteca, unidade de saúde, praça e outros instrumentos públicos.

Metade das unidades habitacionais, ou seja, 1104 serão sorteadas e vão atender as famílias com renda até R$ 1.600,00 e que se inscreveram no cadastramento realizado pela prefeitura para aquisição de um imóvel nos programas Minha Casa Minha Vida II e Habitar Legal, no Bosque Azul. Os preços são abaixo do mercado, com prestações que variam entre cinquenta e cento e cinquenta reais mensais.

Visita ao Bosque Azul no domingo

As outras 1.104 residências serão destinadas às famílias que possuem imóveis condenados pela Coordenadoria de Defesa Civil, ou foram removidas por irregularidades, como edificação em área de proteção ambiental. Um total de 108 famílias vão visitar, neste domingo (21), às 9h, suas futuras residências no Bosque Azul. Essas famílias possuem moradias em 'risco eminente' no Morro de Sant'Anna, na Ladeira de Santana ou Beco de São Jorge, desde as chuvas do final de 2013.

Essas 108 famílias foram convidadas pelo prefeito Dr. Aluízio, por meio de publicação em jornal do município para conhecerem as casas. O Condomínio Bosque Azul, com 2.208 unidades habitacionais, é resultado do convênio entre a Prefeitura (Programa Habitar Legal) e o Governo Federal (Programa Minha Casa Minha Vida II).

Com esse empreendimento, 1.104 famílias cadastradas poderão ser removidas de áreas de risco por meio de doação da prefeitura.