Técnicos da USP e CETEM participam de Câmara Temática

11/10/2005 18:02:35 - Jornalista: Catarina Brust

Nesta terça-feira (11), especialistas da Universidade de São Paulo (USP) e do Centro de Tecnologia Mineral, do Ministério da Ciência e Tecnologia (CETEM) participaram da Câmara Temática de Meio Ambiente discutindo sobre resíduos sólidos. Os técnicos estiveram na cidade participando de reunião com o prefeito de Macaé, Riverton Mussi, para conversar sobre o projeto para instalação de uma usina de reciclagem de resíduos sólidos (entulhos de obra).

O grupo, composto de engenheiros e de um analista em Ciência e Tecnologia, veio à Macaé para iniciar o mapeamento de um local para a implantação de uma usina de reciclagem de resíduos.

- Não basta apenas ter um local para instalar a usina, precisamos fazer um levantamento de como será construída a usina, qual o material que ela vai produzir e qual a eficiência desse material. Temos a preocupação também em fazer isso de forma ambientalmente correta – ressaltou o engenheiro civil, Sérgio Angulo especialista da USP.

Durante o encontro, o grupo de trabalho de resíduos, da câmara de Meio Ambiente, também discutiu a questão de serem criados facilitadores para a coleta de resíduos sólidos. Os técnicos sugeriram que a prefeitura viabilize, no futuro, pontos de coleta para facilitar a remoção.

- Em Belo Horizonte, que possui a usina mais moderna do Brasil, existem 18 pontos de coleta de resíduos sólidos. Esses resíduos são coletados por carroceiros que já formaram até uma cooperativa – disse Francisco Souza Lima, analista em ciência e tecnologia do CETEM.

Segundo os técnicos da USP e do CETEM, a média nacional de produção de resíduos de obra é de 500 quilos por habitante/ano.

- A preocupação do governo municipal é com esse volume produzido diariamente. Os resíduos de construção de civil provocam impactos ambientais, aterramento de áreas de manguezais, propicia o aterramento de áreas favorecendo a invasão em locais impróprios para a habitação e quando é colocado em ambientes urbanos, passa a ser um atrativo de outros lixos – informou Hermeto Didonet, coordenador do Plano Diretor de Macaé.

A Câmara Temática de Meio Ambiente também discutiu sobre vários problemas típicos do município de Macaé: invasões e recuperações de áreas degradadas; atividades sustentáveis; animais silvestres; unidades de conservação; educação ambiental e bacias hidrográficas.
Próximos encontros


Nos próximos meses as Câmaras Temáticas se reunirão para propor diretrizes e estratégias para o Plano Diretor de Macaé. Na quinta-feira, às 14, no Crea/RJ/Macaé, estarão se reunindo a Câmara Temática de Saneamento, e às 19h, na Cogeplad, a Câmara de Habitação.