Técnicos do IMMT falam sobre importância da Metrologia

13/10/2005 11:33:27 - Jornalista: Sérgio Lopes

Com o intuito de promover uma maior integração com a comunidade, a diretoria do Instituto Macaé de Metrologia e Tecnologia (IMMT) começa a fazer palestras nas escolas da rede municipal de ensino, dirigida especialmente aos alunos que cursam o terceiro ano do ensino médio, sobre a importância da Metrologia na vida do cidadão.

Segundo o diretor financeiro do IMMT, Luiz Guilherme de Mattos, a finalidade é mostrar aos jovens que a Metrologia está ligada ao nosso dia-a-dia nas mais variadas formas. “Procuramos informar aos jovens que numa simples ida ao supermercado comprar alimentos, que sejam vendidos a peso, líquidos, entre outros, ou a um consultório médico para uma consulta, a metrologia está presente e é de suma importância”, disse.

Luiz Guilherme levantou algumas questões que devem ser observados na hora da comprar como, por exemplo: um quilo de frango congelado possui realmente um quilo de carne? Uma garrafa de um litro de refrigerante tem mesmo 1000 ml? “Quando vamos ao médico medir a pressão arterial será que o aparelho está marcando a pressão que realmente é a correta?”, indaga.

Durante a palestra, os técnicos do Instituto falam sobre as atuais terminologias aplicadas na área de calibração de instrumentos e da necessidade desses instrumentos estarem rastreados a padrões internacionais. O debate desperta a atenção dos alunos que participam ativamente com perguntas interessantes. As turmas ouvem atentamente as explicações técnicas do palestrante. Os alunos acabam se interando dos parâmetros metrológicos envolvidos em uma medição.

Para o gerente Técnico, João Carlos Sant’Anna, a busca constante de uma maior confiabilidade dos processos de medição, na indústria e no comércio, é fator determinante para melhorar as condições de desenvolvimento, competitividade de um país e a vida da população.

Em relação ao procedimento de calibração, o diretor financeiro revelou que os técnicos pesquisam o mercado, as normas nacionais e internacionais para definir como será o processo de calibração das balanças em campo, no comércio. “Definiremos também quais serão os pontos, ou seja, as faixas, os valores de peso em que deveremos fazer o calibre”, finalizou Luiz Guilherme.