Termina nesta quinta prazo para isenção de inscrição para o CAp

15/08/2019 12:23:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Rui Porto Filho - Arquivo Secom

Resultado da análise das solicitações de isenção será divulgado na terça-feira

O candidato que deseja isenção de pagamento da taxa de inscrição para o processo seletivo para o ano letivo 2020 do Colégio de Aplicação (CAp), da Prefeitura de Macaé, tem até esta quinta-feira (15) para fazer a solicitação. O pedido pode ser feito de manhã até meio-dia e, à tarde, das 13h às 16h, na Superintendência Acadêmica da Secretaria Adjunta Municipal de Ensino Superior, terceiro andar, prédio administrativo, na Cidade Universitária, conforme o edital 05/2019, divulgado na sexta-feira (9), no Portal da prefeitura.

O resultado da análise das solicitações de isenção da taxa será divulgado na próxima terça-feira (20). Quem tiver dúvidas pode entrar em contato pelo e-mail capatendimentoaocandidato@macae.rj.gov.br. O candidato que tiver o pedido indeferido deverá efetuar o pagamento da taxa de inscrição, no valor de R$ 20,00, até o dia 6 de setembro. O boleto para o pagamento é gerado no momento da inscrição.

Para solicitar a isenção, o candidato deve apresentar documento de identidade, comprovante de residência, CPF e o número do NIS (cadastro atualizado no CRASS), inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). Essas informações devem constar em campo próprio na ficha de inscrição e no formulário específico no anexo III do edital do certame.

A Secretaria de Ensino Superior informa, no documento, que não serão analisados os pedidos de isenção sem indicação do número do NIS e, ainda, aqueles que não contenham informações suficientes para a correta identificação do candidato na base de dados do órgão gestor do CadÚnico. O edital informa, ainda, que o requerimento de isenção não garante ao interessado a isenção do pagamento da taxa e o candidato é responsável pela veracidade das informações prestadas no ato do pedido. Não caberá recurso ao indeferimento do pedido.

O certame

A prefeitura está oferecendo 100 vagas para a 1ª série do Ensino Médio no CAp e as inscrições estão abertas até às 23h59 do dia 5 de setembro, somente via Internet, no Portal da prefeitura. Oitenta por cento das vagas são destinadas a alunos que cursaram o 8º ano e estejam cursando o 9º ano, ambos na rede pública municipal de ensino de Macaé, ou tenham cursado os dois anos também na rede pública municipal de Macaé. Os 20% restantes são para os demais candidatos.

O CAp funciona em horário integral e é gratuito. Podem concorrer às vagas, os candidatos que, em 2019, tenham ou estejam cursando o 9º ano do Ensino Fundamental II e sejam aprovados sem dependência. Para efetuar a inscrição o candidato deve possuir CPF próprio e e-mail válido. A seleção consta de duas provas, sendo uma de múltipla escolha com 40 questões, sendo 20 de Língua Portuguesa e 20 de Matemática e uma de Redação que serão realizadas no dia 27 de outubro (domingo), das 9h às 13h, na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.