Termina nesta quinta prova do Saeb 2019 nas escolas municipais

29/10/2019 16:44:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Jurandir Badaró (Arquivo Secom)

Avaliação é direcionada aos alunos do 5º e 9º ano e Ensino Médio das escolas municipais

Encerra nesta quinta-feira (31), a aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2019 - antiga Prova Brasil), que resulta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). A avaliação é direcionada aos estudantes do 5º e 9º ano de escolaridade, além do Ensino Médio das escolas municipais da área central, bairros e região serrana. Paralelo ao Saeb também foi aplicada nesta terça-feira, a segunda fase da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep-2019) para alunos do 5º ano. Macaé conta com uma trajetória marcada por medalhas de ouro, prata, bronze e centenas de menções honrosas na OBMEP.

Nesta terça-feira (29) o Saeb foi realizado pelos estudantes das escolas municipais Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa), Paulo Freire (Lagomar), Elza Ibrahim (Ajuda), Claudio Moacyr de Azevedo ( Aeroporto) e Maria Isabel Damasceno Simão (Centro). Já nesta quarta-feira (30) a prova vai acontecer nas unidades municipais Ancyra Gonçalves Pimentel (Miramar), Colégio Maria Letícia Santos Carvaho (Novo Cavaleiros), Colégio Aplicação (Novo Cavaleiros), Colégio Municipal Botafogo e Colégio Municipal Pedro Adami (Córrego do Ouro). As provas estão sendo aplicadas pelos fiscais do Instituto de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

O Saeb é o principal instrumento de avaliação da qualidade de ensino no país. As notas do exame, mais os dados como aprovação, reprovação, abandono escolar, resultam no conceito do Ideb. Entre as finalidades do Saeb-2019 está assinalar a real situação do sistema educacional brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e levantamento de informações sobre a escola, os professores e os diretores.

Antes da avaliação, escolas municipais realizaram ações do programa Avança-Ideb como produção de cartazes, murais e gêneros textuais, aulas de reforço e sensibilização especial dos alunos. O Secretário de Educação, Guto Garcia, lembrou que Macaé registrou no Ideb-2017 avanços positivos. “Nos anos iniciais foi alcançado 5,9, valor maior que a média nacional de 5,6 e maior que a média do Estado do Rio de Janeiro de 5,3. A nota 5,9 referente ao Ideb - anos iniciais, é maior se comparada com os anos de 2015 (5,6) e 2013 (5,2). Ficando em terceiro lugar em todo estado do RJ, se comparada aos municípios de mais de 100 mil habitantes. A cidade ficou como primeira colocada entre as cidades do Norte Fluminense e 14° em todo Estado do Rio de Janeiro (92 municípios)", pontua.

O secretário explica que o Ideb é um indicador de qualidade educacional, que combina informações de desempenho padronizados (antiga Prova Brasil ou Saeb), obtidos pelos estudantes ao final das etapas de ensino (5º e 9º ano) em relação ao rendimento escolar (taxa de aprovação). "Em 2018, Macaé ficou acima de municípios como Campos dos Goytacazes (4,6), Niterói (5,4), Rio de Janeiro (5,7) e Cabo Frio (5,0)", disse.