Testagem para Covid-19 continua no Lagomar

30/06/2020 20:01:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Rui Porto Filho

O mutirão de testagem termina nesta quarta e acontece de 8h às 12h

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Saúde, está realizando mutirão de testagem para o coronavírus, em diversos bairros da cidade. Nesta semana a equipe segue até esta quarta-feira (01), no Lagomar. A população participa da ação de forma voluntária e, nesta terça-feira (30), segundo dia de exames, foram aplicados 573 testes, dos quais 181 tiveram resultado positivo. Em dois dias 1.067 pessoas fizeram o teste, sendo 441 resultados positivos.

O mutirão de testagem acontece de 8h às 12h, na quadra da Avenida José Ferreira Machado, entre o terminal Lagomar e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Para fazer o exame é preciso levar documento de identificação e comprovante de residência.

A gerente de Vigilância em Saúde, Daniela Bastos lembra que o objetivo da testagem em massa é para o desenvolvimento de ações de enfrentamento a Covid-19 e de medidas de flexibilização. "As pessoas que apresentam resultado positivo são orientadas e passam a ser acompanhadas pela equipe da saúde", disse.

O teste leva cinco minutos para ser realizado. O atendimento nos mutirões é realizado por uma equipe formada por técnicos de laboratório, biólogo e enfermeiros.

Enfrentamento - A prefeitura vem realizando uma série de medidas de combate ao coronavírus, como a estruturação da rede para atendimento dos pacientes com Covid-19, aquisição de respiradores, aspirador e reanimador, reformulação de leitos do Hospital Público Municipal Irmãs do Horto (HPMIH) para atender a demanda da pandemia. O Hotel de Deus passou a ser o Centro de Quarentena para pacientes com Covid-19.

Outras ações estão sendo fundamentais neste processo como a criação do Centro de Triagem (antigo Jorge Caldas), além da celebração de parcerias e convênios como com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por meio do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade, o Nupem/UFRJ e a ação de cooperação técnica com o Instituto D`Or de Pesquisa e Ensino, que disponibiliza o aplicativo "Dados do Bem" visando a ampliação de testagem para Covid-19.