Trabalho de casa em casa continua em bairros para combater a dengue

26/01/2015 17:27:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

Foto: Guga Malheiros

Nesta segunda-feira, trabalho foi realizado no Engenho da Praia

O Centro de Controle de Zoonoses da secretaria de Saúde iniciou nesta segunda-feira (26) mais uma Semana Epidemiológica que faz parte do Plano de Ação de Controle da Dengue. São realizadas ações educativas, visitas domiciliares, recadastramento de pontos estratégicos e pulverização com carro fumacê.

Até sexta-feira (30), cerca de 90 agentes de endemias percorrem 12 bairros (Cajueiros, Novo Horizonte, Jardim Santo Antônio, Nova Malvinas, Malvinas, Praia dos Cavaleiros, Nova Esperança, Parque Aeroporto, Engenho da Praia, Sol y Mar, Centro, Visconde). Além do trabalho de vistoria para identificação e eliminação das larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e da febre Chikungunya, os agentes fazem a vedação de depósitos de armazenamento de água, como também orientação e distribuição de material informativo.

O diretor do CCZ, Ramon Bouças, ressalta que é importante que a população permita a entrada do agente, que estará uniformizado e com crachá. Em caso de dúvida, poderá ligar para o número (22) 2772-6461 e confirmar o nome do servidor. “O combate ao mosquito transmissor ainda é a única forma de prevenir as doenças. A colaboração de toda sociedade é fundamental neste processo”, frisou.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Ana Paula Dalcin ressalta que o cuidado deve ser permanente, mesmo com a escassez de chuva. “Os ovos do mosquito podem durar um ano sem água, e cada fêmea coloca mais de cem ovos por vez. Em um recipiente pode haver ovos do ano passado que só vão eclodir com a chuva”, ressalta.

O mosquito leva de sete a dez dias para chegar da fase de larva ao mosquito. A orientação é ter cuidado para eliminar o mosquito antes que ele chegue à fase adulta. Para remover os ovos é preciso usar uma esponja e jogar em um lugar com terra que seque rapidamente para não eclodir.

Embora os pratinhos dos vasos sejam os criadouros mais lembrados, existem muitos outros que merecem a mesma atenção, como as calhas, lajes das casas, caixas d’água destampadas, bandejas de ar-condicionado, bebedouro de animais domésticos e até mesmo as plantas.


Fotos Relacionadas