Trabalho infantil e proteção ao adolescente trabalhador: reuniões sobre o tema estão agendadas

27/11/2021 09:13:00 - Jornalista: Carla Cardoso

A partir da próxima semana, assuntos de interesse deste público serão debatidos em atividades online

Os próximos encontros da Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção do Adolescente Trabalhador já estão agendados para esta semana: no próximo dia 30 (terça-feira), às 10h, acontecerá um assessoramento técnico com a Coordenação Estadual de Serviços e Programas, sobre o Programa ACESSUAS Trabalho, responsável por promover o acesso dos usuários da política pública de assistência social ao mundo do trabalho, através da articulação com os serviços socioassistenciais. No mesmo dia, às 14h, será realizada a 11ª reunião ordinária, com avaliação das ações de 2021 e apresentação do projeto modelo alternativo de cumprimento de cota de aprendizagem na Prefeitura de Macaé.

Qualquer pessoa interessada pode participar dos encontros, que são online. Basta solicitar o acesso pelo email: aepeti@macae.rj.gov.br. No mês de dezembro, as atividades continuam. No dia 1º (quarta-feira), às 14h, será promovida a 9ª reunião ordinária do FEPETI/RJ, que será realizada pela plataforma Zoom e contará com a participação da equipe de Macaé. Na pauta do encontro, está a articulação da Rede de Proteção, com o Plano Municipal de Enfrentamento às Violências Sexuais contra Crianças e Adolescentes e o panorama da violência letal e sexual contra crianças e adolescentes no Brasil, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Unicef).

Já no dia 21 de dezembro, será promovida a 12ª Reunião Ordinária da Comissão Intersetorial (última do ano), com planejamento do ano de 2022, que já tem como proposta, a inclusão de campanha especial sobre o dia 24 de Abril, “Dia do Aprendiz”, visando à sensibilização sobre os impactos positivos da aprendizagem profissional, reforçando a responsabilidade social das empresas, colaborando para o combate ao trabalho infantil e ampliando o acesso de adolescentes e jovens ao mercado de trabalho de forma protegida.

Convite para eventos – Elisa Silva, coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), comemora a atuação do setor durante o ano de 2021 e celebra o convite da Coordenação Estadual do PETI-RJ, para participarem da Roda de Conversa: Contribuições para o estabelecimento da Comissão Intersetorial de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil – COMPETI nos municípios, que vai contar, também, com a participação das Comissões do PETI Cabo Frio, Volta Redonda e São Pedro da Aldeia, para troca de experiências e o debate acerca da implantação e aperfeiçoamento das COMPETIs.

“O evento online acontecerá dia 8 de dezembro, às 10h, por meio da Plataforma Zoom. O Estado do Rio de Janeiro tem 92 municípios. Do total, 27 são cofinanciados para as ações estratégicas do PETI. Desse grupo, apenas 12 apontam ter criado a Comissão Municipal. Ainda que com muitos desafios a superarmos, estamos, juntos, construindo uma importante história para Macaé”, comemora.