Transporte mais eficiente é meta do Plano Diretor

18/01/2006 10:42:09 - Jornalista: Catarina Brust

A previsão é que no final de março, a Câmara Temática de Mobilidade Urbana apresente o relatório que apontará propostas para o Plano Diretor de Macaé. O grupo de estudos reúne-se desde outubro de 2005, uma vez por semana, discutindo temas como acessibilidade, transporte coletivo, hidroviário, ferroviário e trânsito. A câmara é coordenada pelo vereador Maxwell Vaz.

O primeiro passo do grupo foi buscar suporte para identificar as principais demandas do município na área de mobilidade urbana. Pontos críticos no trânsito, a retirada ou não da malha ferroviária, ciclovias, acessibilidade para deficientes, transporte rodoviário, são alguns dos pontos que o grupo está debatendo. O Plano Integrado de Transporte da prefeitura de Macaé, incluindo as “Linhas de desejo” apontadas pela população, também servem de base para as propostas que vão ser encaminhas ao Plano Diretor.

A idéia de implantar um sistema hidroviário no município, foi descartada pelos participantes da câmara. O grupo chegou à conclusão da inviabilidade desse transporte, pelo estreitamento dos canais e rios existentes, assim como da altura da maioria das pontes que cortam a cidade, que têm pouca altura.

As calçadas do município também já foram tema de discussão nas reuniões do grupo de estudo. Projetos modelo como o de Vitória e Curitiba foram citados pelos participantes. Algumas propostas já foram relacionadas para os passeios públicos de Macaé: sinalização para portadores de deficiência; calçadas permeáveis e com o mínimo de dois metros de largura; rampas de acesso; novas construções deverão ser fiscalizadas com rigor; não haverá instalação de fossa no subsolo das calçadas e nem saídas de água para as calçadas, etc.

O grupo de estudos aponta também que a malha ferroviária para carga deverá ser transferida para as margens da Br-101, assim como o pátio de manobras deverá sair do centro da cidade. A Câmara Temática já realizou reunião em que o transporte cicloviário foi o tema central. Estima-se que em Macaé circulem 30 mil bicicletas diariamente. Para isso, o grupo aponta a construção de novas ciclovias interligando as zonas industriais, comerciais e residenciais do município.

A Câmara Temática de Mobilidade Urbana reúne-se todas às segundas-feiras, a partir das 17, na Coordenadoria Geral do Plano Diretor (Cogeplad), na Av. Rui Barbosa, 698/ sala 307. O tema da próxima reunião é rodovia e também o fechamento das propostas para o transporte ferroviário.