Transporte promove o V Prêmio de Educação para o Trânsitov

23/08/2005 15:37:48 - Jornalista: César Dussac

A Secretaria de Transporte promove o V Prêmio Denatran de Educação para o Trânsito em âmbito municipal. As inscrições podem ser feitas nos dias 29 e 30 deste mês, na sede da secretaria, localizada na Av. Gastão Henrique Schueler, s/n, Botafogo, no horário comercial. O concurso está dividido por categorias: Educador, Estudante e Profissionais de Educação. Em nível municipal, os trabalhos serão julgados na própria secretaria, entre 12 e 16 de setembro. Os primeiros colocados de cada categoria participarão da etapa estadual.

Em nível nacional, o Denatran dará certificados aos trabalhos colocados em primeiro e segundo lugares de cada categoria e sub-categoria, bem como aos respectivos professores orientadores e instituições de ensino. As sub-categorias também receberão prêmios. Cada escola recebeu um impresso para ser lido com todas as informações aos interessados.

Educadores ou estabelecimentos de ensino podem concorrer, desde que tenham desenvolvido atividades ou realizado projetos voltados à educação para o trânsito. Na categoria estudantes, os alunos de educação infantil deverão apresentar pintura ou desenho sobre o tema “O que é bom no trânsito da minha cidade”, e o primeiro e segundo colocados ganharão um triciclo cada um. Os alunos das 1ª e 2ª séries também concorrem com pintura ou desenho sobre o tema “Brincadeiras de rua e segurança”. O primeiro e segundo colocados ganharão uma bicicleta cada um.

A redação é a forma de comunicação para os alunos de 3ª e 4ª séries, sobre o tema “O pedestre também é responsável pela segurança”. Uma bicicleta cross para o primeiro e outra para o segundo colocado de cada série. A história em quadrinhos com o tema “É possível melhorar o trânsito na minha cidade” vai premiar dois alunos de 5ª e dois alunos de 6ª séries. Os dois primeiros de cada série vão ganhar uma bicicleta grande cada um. Para os alunos de 7ª e 8ª séries, coube mais uma vez a redação. O tema é “A qualidade de vida e o trânsito”; uma bicicleta grande para o primeiro e o segundo colocados de cada série.

A paródia musical com o tema “A segurança no trânsito começa por você” é a tarefa dos alunos do ensino médio. Uma bicicleta grande é o prêmio para cada um dos dois primeiros colocados. Na categoria Aluno Universitário, a tarefa é um texto, sobre qualquer tema relacionado à segurança e educação de trânsito, ao qual pode ser acrescentado material audiovisual. Uma bicicleta grande é o prêmio para cada um dos dois ganhadores. O desenho e a pintura também são as formas de expressão com que os alunos de Educação Especial vão concorrer, sobre o tema “Convivência no Trânsito”. O prêmio é relativo à necessidade do aluno.

Os profissionais que trabalham em agências ou veículos de comunicação vão concorrer com campanhas ou reportagens sobre Educação de Trânsito que tenham produzido.

Maiores informações podem ser obtidas nos telefones 2773 0438 e 2773 0420.