Transporte reduz para 5% o número de vans piratas em Macaé

08/08/2005 17:31:34 - Jornalista: Cesar Dussac

A Secretaria de Transportes conseguiu baixar consideravelmente o número de vans piratas circulando no município. De acordo com o secretário Fernando Magalhães, enquanto no município do Rio de Janeiro circulam 18 mil vans piratas, mais do que o dobro das legalizadas, conforme matéria do jornal O Globo, publicada no último domingo, em Macaé a circulação diária desses veículos, de 480 no início do ano, caiu para a média de 24 a 27. “As vans não autorizadas começam a circular em Macaé, somente a partir das 20h, quando diminui o número de fiscais na rua”, disse o secretário.

Segundo Fernando Magalhães, esse número vai diminuir, devido a algumas medidas que estão sendo tomadas pela Secretaria com remanejamento de escalas e, a partir de novembro, os índices vão cair ainda mais. “Vamos chamar os fiscais concursados que vão se incorporar à fiscalização diária até às 22h, de segunda a sexta-feira, e de 6h até 20h nos sábados e domingos”, explicou Magalhães.

Segundo a matéria do Globo, na maioria dos municípios fluminenses, o número de vans piratas quase dobrou. O secretário ressaltou que o objetivo da Secretaria é acabar totalmente com a circulação de vans piratas no município. “A preocupação da atual administração municipal e dessa secretaria é com a segurança da população. Em reportagens recentes, jornais do município e região focalizaram blitzen dessa Secretaria, que apreendeu carros sem as mínimas condições de trafegar, com motoristas sem carteira de habilitação e até criminosos procurados pela polícia ao volante”, declarou.

Fernando Magalhães lembrou que a Secretaria tem agido com rigor até mesmo com as vans credenciadas no município. Termina nesta quarta-feira (10) o prazo dado pela Secretaria de Transporte às cooperativas de vans para que se ajustem às novas determinações relativas à exploração do serviço no município, conforme foi acertado com o secretário de Transporte e assinado em ata quinta-feira (28/07) pelos presidentes das oito cooperativas credenciadas no município. Os infratores – cooperativas e cooperados – vão pagar multas e sofrer penalidades, com a apreensão dos veículos de motoristas infratores.