Treinamento capacita 300 merendeiras

05/02/2016 11:50:00 - Jornalista: Joice Trindade/Colaborou: Ana Menezes

Foto: Maurício Porão

Técnicas de manuseio de alimentos são abordadas

Terminou nesta sexta-feira (5) o treinamento de 300 merendeiras da rede municipal ocorrido durante toda a semana. A programação desta sexta-feira foi realizada na Escola Municipalizada Fantina de Melo, na região serrana. O objetivo é reforçar a melhoria do oferecimento da merenda escolar. A programação foi dividida em polos situados em escolas municipais da Serra, área central e bairros.

A programação foi promovida nas escolas polos da Bicuda, do Sana, Escola Municipalizada Polivalente Anísio Teixeira e Colégio Municipal Paulo Freire, reunindo profissionais que atuam em todo o município.

Profissionais elogiam técnicas ensinadas

Na quinta-feira (4), as merendeiras que fizeram parte do treinamento na unidade do Lagomar elogiaram a iniciativa. "Mesmo com anos de experiência, aprender novas técnicas nunca é demais. Dicas de higiene e do processo correto da preparação do alimento são sempre bem vindas", conta Natalícia de Oliveira Carlos, merendeira há 16 anos com atuação no Colégio Wolfango Ferreira.

Dona Eliziete Correa, merendeira no Ciep Municipalizado Darcy Ribeiro, relata sobre a importância de se atualizar e adquirir novos aprendizados. "A qualidade dos alimentos foi um tema que chamou minha atenção. Queremos fazer a melhor merenda para nossos alunos, pois o vínculo com eles é de uma família, como se fossem filhos", conta.

Já Adriana Cristina, da Escola Municipal Professora Eda Moreira Daflon, afirma que aprendeu mais dicas de higiene e conservação dos alimentos. "Coloco em prática não só na escola, mas em casa também. Além disso, como vendo angu à baiana, aproveito para manter meu comércio dentro das normas certas, principalmente quanto à limpeza adequada da cozinha", ressalta.

A intenção da secretaria de Educação é promover um treinamento prático e objetivo com a abordagem "Manipulação de alimentos". O curso foi ministrado pela equipe da área de qualidade da empresa fornecedora de merenda em parceria com as nutricionistas da Secretaria de Educação.

Entre os assuntos que foram abordados estão “Identificação e armazenamento de produtos”, “Higiene Pessoal, uso completo de uniformes e equipamentos de proteção individual” e “Correta retirada de amostras-patologias”. Também foram destacados os temas "Boas práticas na manipulação de alimentos", "Correta utilização dos alimentos com patologias" e "A importância de atentar aos rótulos".

Foram apresentadas planilhas e relatórios que são utilizados pela Secretaria de Educação. Os participantes também assistiram a um vídeo cujo enfoque é "Merenda escolar e agricultura familiar". De acordo com a Coordenadoria de Nutrição, o treinamento também tem como propostas destacar a prevenção de todo tipo de contaminação e intoxicação por alimentos, armazenamento adequado dos estoques e o atendimento especializado aos alunos que apresentam patologias como intolerância a lactose e ao gluten e diabetes.

Segundo o secretário de Educação, Guto Garcia, a rede municipal segue as determinação do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). "O ensino prima pela qualidade da merenda e o reforço da segurança alimentar, que contribui para o crescimento, aprendizagem, desempenho escolar e formação de hábitos saudáveis dos alunos", disse.

Merenda - O cardápio dos estudantes dos segmentos da Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e Médio conta diariamente com café da manhã (desjejum), almoço, lanche da tarde e jantar. O Governo Municipal prioriza a determinação da Lei 11.947/2009, que prevê a aplicação de 30% dos recursos da merenda escolar, provenientes do Governo Federal, na compra de produtos da Agricultura Familiar.