Tudo pronto para a primeira parada GLBT

29/09/2005 17:27:28 - Jornalista: Genimarta Oliveira e Simone Noronha

Já está tudo pronto para a primeira Parada do Orgulho GLBT (Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros) que acontece no próximo domingo, dia dois, na orla da praia dos Cavaleiros, em Macaé. A prefeitura preparou um esquema de trânsito especial para o dia do evento: a Avenida Atlântica estará fechada para carros das 7h às 20h, da Praia Campista até o início da Praia do Pecado, próximo ao Hotel Comfort. As ruas transversais poderão ser usadas para estacionamento. Na Avenida Nossa Senhora da Glória, o trânsito estará normal.

Para garantir a segurança dos participantes da Parada em Macaé, uma equipe de socorro da secretaria de Saúde estará acompanhando todo o evento. Uma ambulância UTI estará na praia dos Cavaleiros com médicos, enfermeiros e maqueiro. O veículo conta com todo o equipada necessário para atendimento de emergência e os casos que não puderem ser resolvidos na ambulância serão encaminhados para o Pronto Socorro do Centro e o Hospital Público Municipal (HPM). A Guarda Municipal e a Polícia Militar farão a segurança do evento.

A concentração da Parada GLTB está marcada para começar às 11h, no Trevo da Petrobras na Praia Campista. A saída acontece às 14h seguindo pela orla em direção à Praia do Pecado. Organizado pela ong Milagre da Vidda, com apoio da prefeitura e da Macaé Tur, o evento terá a presença da cantora Gretchen, que se tornou ícone dos ativistas e fará participação por todo o trajeto dos três trios elétricos.

A expectativa é de que a Parada Gay reúna cerca de cinco mil pessoas. A abertura oficial da parada vai contar com Valéria Venturini, cantora lírica que entoará o Hino Nacional e a música “Habanera”. O Moto Clube de Macaé estará à frente do desfile. A famosa “rainbow flag”, bandeira do arco-íris que é a marca oficial dos ativistas, estará presente com seus 15 metros de extensão. Outra bandeira de 20 metros escrito “Macaé tem Orgulho” abrirá o caminho dos participantes.

Antecipando a parada, no sábado, dia primeiro, acontece a festa de abertura na boate Delirius, na Imbetiba. O ingresso é um quilo de alimento não perecível: as doações serão encaminhadas a portadores do vírus HIV. A festa será animada pelo DJ Herlison Child, que participou das paradas do Rio, São Paulo e festas GLBT em geral. O grupo Arco-Íris do Rio de Janeiro fará participação com o presidente Cláudio Nascimento. Já de Cabo Frio, participa Cláudio Lemos, do Grupo Cabo Free.

No trio, haverá chamadas sobre a diversidade sexual, preconceito, discriminação e a liberdade para os GLBT. Durante a parada, haverá distribuição 20 mil preservativos, cedidos pela SEMINA, que que produz materiais de educação sexual, de São Paulo. Cerca de 20 mil outros produtos serão distribuídos durante a passeata. Grupos ativistas do Rio de Janeiro, Campos, Cabo Frio, São Fidélis, São Paulo, Itaperuna, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, e Belo Horizonte já confirmaram presença no evento.