Turmas de teatro livre conquistam platéia

17/12/2018 17:27:00 - Jornalista: Andréa Lisboa

Foto: Luís Gustavo Malheiros

Apresentações integram a Mostra de Teatro 2018 da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart)

Duas turmas do curso Livre de Teatro (Adulto) apresentaram no Teatro Municipal de Macaé o resultado do trabalho de um ano de estudos. ‘Memórias de um Condenado na Terra dos Homens da Lei’, uma produção coletiva que conta histórias e fatos da Região Norte Fluminense, no século XIX, construindo diálogos entre figuras históricas em momentos ficcionais, foi a primeira apresentada na noite da última sexta-feira (14). A segunda foi a peça com texto adaptado pela professora Neyva Santiago, ‘As Aventuras Do Pequeno Príncipe’, do clássico de Antoine de Saint-Exupery, ‘O Pequeno Príncipe’.

O diretor da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), Edie Lameu, agradecendo ao emprenho de toda a equipe da escola e da Secretaria de Cultura, destacou a importância do palco do Teatro Municipal ser disponibilizado para a apresentação do resultado dos trabalhos, oferecendo espetáculos públicos e gratuitos. “É um privilégio de Macaé e é muito gratificante ver apresentações tão emocionantes e realizadas com muita dedicação”, disse.

A professora Neyva Santiago, que dirigiu as duas peças, ressaltou a participação de ex-alunos e alunos do curso Técnico de Teatro na peça ‘As Aventuras Do Pequeno Príncipe’, valorizando ainda mais o espetáculo. “Nesta montagem buscamos trazer o aspecto psicológico e mais amadurecido do Pequeno Príncipe”, explicou.

Duas estudantes de Teatro Livre interpretaram o Pequeno Príncipe. Elas também fizeram outras personagens. Assim como dois atores interpretaram o Aviador. “A gente está fazendo as pessoas se sentirem felizes e ao mesmo tempo estamos nos realizando. Isso, depois de um período de ensaio muito intenso e de muita dedicação, com o apoio da professora Neyva. É um sentimento muito bom", disse Nikolli Matos (17), que fez o Pequeno Príncipe.

Paulo Barbosa (30), que interpretou o Aviador, contou que, até o início de outubro, a proposta era a apresentação de uma peça Russa do século XIX. Entretanto, foi necessária uma mudança de planos e a escolha de outra peça. “Por isso, precisamos ensaiar também aos domingos, em novembro e dezembro. Esta foi a minha primeira vez no palco e achei maravilhosa a oportunidade de interpretar a fala interior do homem com a criança que ele foi”, destacou.

Estas apresentações integram a Mostra de Teatro 2018 da Escola Municipal de Artes Maria José Guedes (Emart), que teve início em novembro.


Fotos Relacionadas