Uenf firma parceria para castração de cães e gatos em Macaé

27/04/2017 10:58:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Divulgação

Locais que irão receber os mutirões receberam visita técnica

Macaé recebeu, nesta semana, a visita de Edmundo Abílio, professor de cirurgia para animais de pequeno porte do curso de veterinária, da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), de Campos dos Goytacazes. Ele e sua equipe vieram inspecionar cinco Pontos de Apoio (PA’s) e área do Parque da Cidade que deverão servir de base para os mutirões de castração do Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos (PCPCG) que se dará através de parcerias.

De acordo com Rafael Amorim, Coordenador Especial de Promoção da Saúde dos Animais e Controle de Zoonoses, o crescimento populacional de cães e gatos na cidade é um assunto de saúde pública. O último resultado de vacinação atingiu mais de 20 mil animais domésticos. A superpopulação de animais e a falta de cuidados por parte de seus tutores acabam gerando um grande número de animais domésticos maltratados, abandonados nas ruas, onde sofrem violências, além de se tornarem potenciais vetores de zoonoses.

- Na última semana estivemos na Uenf com o objetivo de consultar sobre a possibilidade de parceria com o projeto de extensão daquela universidade e fizemos o convite ao professor Abílio, que possui uma vivencia prática na área cirúrgica de pequenos animais, para uma visita técnica nos locais onde o município dispõe de espaço para realizar esterilização por cirurgia que garanta eficiência, segurança, bem-estar ao animal e o controle da natalidade. O Programa Municipal de Controle Populacional de Cães e Gatos de Macaé leva em conta o estudo dos locais com superpopulação ou quadro epidemiológico, além da quantidade de animais a serem esterilizados, com prioridade aos que estão situados ou pertencentes a comunidades de baixa renda – ressaltou Amorim.

O local público vistoriado e selecionado para início imediato foi o do bairro Lagomar, onde a ação acontecerá em maio, em data que ainda está sendo definida. Os outros locais visitados e que poderão ser utilizados para os mutirões periódicos são os PA’s do Parque Aeroporto, Nova Holanda e do Visconde. A comitiva visitou também o Parque de Exposições, onde se situa consultório veterinário público e por fim o Parque da Cidade, que está sendo preparado para funcionar como local permanente de controle da natalidade de cães e gatos e outras atividades voltadas à saúde dos animais com participação da sociedade.

O professor Edmundo Abílio, disse que o projeto de extensão da universidade campista está à disposição para auxiliar o município na execução do controle de natalidade de cães e gatos por meio da esterilização cirúrgica. "Com o crescimento da população de cães e gatos na área urbana e rural, a Prefeitura de Macaé articula uma política de castração que envolverá todos os setores da área que manifestem interesse em um conjunto de ações a serem desenvolvidas, principalmente, nas comunidades de baixa renda. Esse serviço oferecido pela prefeitura será benéfico" disse Abílio, confirmando sua vinda e de sua equipe para seguir o calendário dos mutirões.

O programa municipal está respaldado na nova legislação federal que, recentemente, sancionou e publicou a Lei 13.426/2017, criando uma política de controle de natalidade de cães e gatos no Brasil. Rafael Amorim informou que a prefeitura irá disponibilizar toda infraestrutura necessária para a execução do programa, como veículo, salas de preparação para os animais e de cirurgia, entre outros.


Fotos Relacionadas