UFF promove encontro comemorando os 25 anos da universidade em Macaé

20/10/2017 14:14:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: Arquivo Secom/João Barreto

Programação será realizada de segunda a quinta, na Cidade Universitária

A Agenda Acadêmica, evento anual promovido pela Universidade Federal Fluminense (UFF), traz, este ano, uma programação especial por conta dos 25 anos do Instituto de Ciências da Sociedade (ICM-UFF Macaé). O evento oferece à comunidade acadêmica e à sociedade em geral atividades científicas, profissionais e culturais dentro da 14ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que este ano traz o tema “A Matemática Está em Tudo”, e da 22ª Semana de Extensão da UFF (Semext).

A UFF realizará a Agenda Acadêmica de segunda-feira (23), a partir das 15h, até quinta (26), no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A, da Cidade Universitária. No primeiro dia o evento será encerrado às 21h30 com o lançamento da logomarca do ICM vencedora do concurso. Entre as ações, acontecerá também a Feira das Profissões destinada a estudantes do Ensino Médio do município a fim de que conheçam as profissões relacionadas com os cursos oferecidos pela UFF-Macaé: Administração, Ciências Contábeis e Direito. Uma das escolas convidadas foi o Colégio de Aplicação (CAp), da prefeitura.

Com o caráter celebrativo pelas bodas de prata da UFF-Macaé, a Agenda Acadêmica, este ano, assume papel de resgate da história e homenagem aos que contribuíram para a construção da história da universidade durante este tempo no município. Também será o momento para que os estudantes da própria UFF tenham contato com profissionais e os órgãos vinculados a suas carreiras.

Haverá palestras, mesas-redondas, mini cursos e outras atividades para resgatar a história da universidade no município, divulgar as pesquisas e pensar o futuro da UFF no município e região. Também serão feitos testes vocacionais durante o evento para auxiliar os estudantes na escolha da carreira que têm mais afinidade.

- A importância deste evento é que a sociedade local tem a oportunidade de conhecer estudos, pesquisas, projetos e ações que são realizados pela UFF em benefício da cidade de Macaé e de nossa região. Palestrantes locais e também de atuação nacional participam com reflexões relevantes sobre o mundo do trabalho e estágio, a sociedade, a gestão pública e sobre reformas importantes como a tributária -, destacou o professor Gabriel Augusto de Sousa que faz parte da comissão organizadora.

A Semext tem como objetivo promover a extensão e a integração entre professores e alunos extensionistas por meio da divulgação das ações desenvolvidas. Está sendo implementada pela Pró-Reitoria de Extensão em parceria com unidades de ensino e outros órgãos. A SNCT é realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e acontecerá de 23 a 29 de outubro em todo o país.

A UFF funciona em Macaé em parceria com a prefeitura, por meio da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação. Está localizada na Cidade Universitária, à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, Granja dos Cavaleiros.

Programação

Segunda-feira (23)

15h – Abertura da Agenda Acadêmica ICM 2017

Palestra Magna com o deputado federal Miro Teixeira, Rede-RJ e Prof. Dra. Vania Siciliano Aieta, UERJ

17h45 – Palestra: A matemática da Bolsa de Valores – Prof. Dr. Oscar Lewandowski, UFF/ICM 19h – Fórum: “Conversando com os primeiros profissionais formados pela UFF em Macaé”

20h – Mesa-redonda: “25 anos da UFF em Macaé – história, memória e celebração”

21h30 – Lançamento da Logomarca do ICM

Terça-feira (24)

10h – Mini curso: "Metodologia de pesquisa jurídica: Monografias e TCC"

15h – Feira de Profissões do ICM (participação do CRA, CRC, OAB e VIVA RIO)

16h – Roda de Conversa do Projeto de Extensão Café com RH: “O que é ser normal em uma modernidade líquida? ”

19h – Fórum de discussão do Projeto de Extensão do Café com RH: “Perspectivas profissionais e diversidade no mercado de trabalho: o olhar dos profissionais de RH de Macaé”

Quarta-feira (25)

15h – Apresentações de trabalhos de monitoria e extensão do ICM

16h – Palestra: Crimes contra a Administração Pública – Prof. Me. Leonardo Vizeu, AGU

17h - Palestra: "Mercado de trabalho e empregabilidade", Humberto Lima, CIEE-RJ

18h – Palestra: O papel da Universidade no desenvolvimento da Sociedade – Prof. Dr. João Luiz Passador, USP-RP

19h - Apresentação da Orquestra Nova Aurora

20h – Palestra: “Reforma Tributária Já: a mãe de todas as reformas” – Prof. Me. Paulo Henrique Pêgas, BNDES

Quinta-feira (26)

15h – Apresentações de trabalhos de conclusão de curso e Prêmio ICM de melhor TCC

16h – Produções em pesquisas e extensão do Laboratório de Pesquisa, Ensino e Extensão: Pessoas, Subjetividade, Organizações e Trabalho

17h – Palestra: "Critérios para pontuação de mestrado profissional segundo a Capes e qualificação de pesquisadores segundo o CNPQ."

17h – Espaço dos autores do ICM: lançamento de livros publicados quinta-feira por docentes e discentes do ICM

19h – Palestra: “Macaé: perspectivas e novos negócios” – Prof. Dr. Glauco Nader, UFF/Curo e Dinamus Consultoria

20h – Palestra: “Macaé: planejando a Cidade” – Prefeitura Municipal de Macaé

21h – Mesa-redonda: “A Universidade e a Cidade: Construindo o nosso futuro” (UFF/ICM e Prefeitura Municipal de Macaé)

22h – Encerramento da Agenda Acadêmica ICM 2017.


Fotos Relacionadas