UFRJ abre inscrições para curso de capacitação em Biossegurança

18/04/2017 16:33:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Rui Porto Filho

Curso será ministrado na modalidade de Ensino à Distância

Voltado para servidores públicos das áreas de saúde e pesquisa científica, o curso de capacitação em Biossegurança está com inscrições abertas. Organizado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o curso é gratuito e tem como objetivo capacitar profissionais sobre os mecanismos de controle de qualidade e segurança em atividades nos laboratórios de ensino e pesquisa. Ao todo, são 90 vagas. As aulas começam em maio, e o curso será todo na plataforma on-line, na modalidade Ensino à Distância.

As inscrições podem ser feitas através do site http://profos.pr5.ufrj.br/index.php/cursos/26-capacitacao-em-biosseguranca-na-pesquisa-cientifica-a-distancia até o dia sete de maio. A aula inaugural do curso está prevista para o dia oito de maio, por meio de videoconferência no Youtube das 13h às 18h. Nas aulas, os alunos vão aprender mais sobre as normas de segurança no dia a dia de trabalho de um laboratório, como agir no processamento dos materiais contaminados, no manuseio de animais de laboratórios para pesquisa científica, bem como com os potenciais agentes patogênicos das atividades ligadas à ciência da saúde e nas ações de esterilização dos materiais de uso contínuo e resíduos.

O conteúdo inclui aulas de Segurança Química; Segurança Biológica; Segurança na Experimentação Animal; Gestão de Resíduos do Serviço de Saúde; Gestão da Qualidade Aplicada à área da Saúde e Prevenção Contra Incêndio no Ambiente de Saúde. A carga horária é de 60 horas. Podem participar servidores públicos federais, estaduais e municipais. O curso é organizado pela Divisão de Extensão da UFRJ, dentro do Programa de Formação Continuada para Servidores Públicos.