UFRJ-Macaé volta às aulas nesta segunda-feira

08/03/2019 10:10:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

Foto: João Barreto - Arquivo Secom

Com os retornos, Cidade Universitária concentrará cerca de cinco mil alunos

Os cerca de 2 mil alunos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), entre calouros e veteranos dos 11 cursos que a instituição oferece em Macaé, retornam às aulas na próxima segunda-feira (11), na Cidade Universitária. As aulas no campus começaram no dia 11 de fevereiro, com a abertura do ano letivo pela Faculdade Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), da Prefeitura de Macaé, com aproximadamente 1.200 alunos. A Universidade Federal Fluminense (UFF) volta às aulas no dia 18 também com mais cerca de 1.200 alunos, totalizando, no polo, cerca de cinco mil alunos, incluindo os níveis de Mestrado e Doutorado da UFRJ e o curso de Medicina que voltou antes, em 4 de fevereiro.

Como são três Instituições de Ensino Superior (IES) diferentes, das esferas municipal e federal, elas têm calendário próprio. A UFRJ preparou a recepção dos calouros para a quinta-feira (14), às 14h, sendo a recepção dos cursos das Engenharias (Civil, de Produção e Mecânica), na sexta (15), das 14h às 18h, no Auditório Claudio Ulpiano, Bloco A do polo. Juntas, a FeMASS, UFF e UFRJ oferecem 18 cursos de graduação e mais sete de pós-graduação.

A FeMASS tem os cursos de Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Licenciatura em Matemática. A UFF, Direito, Ciências Contábeis e Administração; e a UFRJ oferece os seguintes cursos: Medicina; Enfermagem e Obstetrícia; Química (bacharelado e licenciatura); Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura); Farmácia; Nutrição; Engenharias Civil, Mecânica e de Produção.

A Cidade Universitária é um modelo de educação superior na região, sendo o município de Macaé referência como “Cidade do Saber e do Conhecimento”, onde os alunos têm, gratuitamente, formação integrada desde a Educação Básica ao Ensino Superior completo.

A UFF e a UFRJ funcionam na Cidade Universitária por meio de convênio com a Prefeitura de Macaé, através da Secretaria Adjunta de Ensino Superior, vinculada à Secretaria Municipal de Educação.

A Cidade Universitária está localizada à Rua Aloísio da Silva Gomes, 50, bairro Granja dos Cavaleiros.