Últimos dias para vacinação contra a gripe

04/05/2005 15:25:13 - Jornalista: Genimarta Oliveira

As pessoas com idade acima de 60 anos que ainda não tomaram a vacina contra a gripe, devem até esta sexta-feira os Postos de Saúde e as Unidades do Programa Saúde da Família de Macaé que estão funcionando das 8h às 17h.

O secretário de Saúde, Fernando Diogo, ressalta que é muito importante que as pessoas se sensibilizem e busquem o posto de saúde mais próximo da sua residência para se imunizar. “Nossa meta é atingir todos os idosos, sendo esta a classe de pessoas mais vulnerável a doenças, principalmente a gripe que surge com a mudança do tempo”.

De acordo com o Ministério da Saúde, com a maior adesão a cada ano dos idosos, está havendo uma redução de internações decorrentes das complicações causadas pela gripe. Em Macaé, cerca de 12 mil idosos devem ser vacinados.

A Campanha Nacional de Vacinação tem como público alvo pessoas acima dos 60 anos de idade, incluindo portadores de asma grave, doenças metabólicas crônicas (incluindo Diabetes Mellitus), disfunção renal, portadores sintomáticos ou assintomáticos do vírus HIV ou outro estado de imuno-supressão.

Resfriado e gripe – A gerente do Programa de Imunização, Irma Terezinha, lembra que uma das dificuldades no combate à gripe é fazer a população entender a diferença entre essa doença e o resfriado. Como o resfriado é mais leve, parte da população deixa de tomar as precauções necessárias contra a gripe, por achar que ela também representa um problema menor.

“A gripe é uma doença bastante contagiosa, provocada pelo vírus Influenza e transmitida de pessoa a pessoa por meio das vias respiratórias, por espirros, tosses ou durante uma conversa”, frisou.

Geralmente a gripe causa febre alta, dor de garganta, tosse, dores no corpo e na cabeça, fraqueza e mal-estar. A gripe pode se transformar em problemas de saúde mais graves como a pneumonia. A doença dura em média uma semana. Os anti-gripais eliminam os sintomas, porém não curam. Previne-se a gripe com a vacina.

Diversos germes originam o resfriado. Seus sintomas são parecidos com os da gripe, embora mais fracos e de curta duração. Normalmente o resfriado tem como sintomas coriza, dor de garganta e, eventualmente, febre. Não existe vacina para resfriado.