Um mix de serviços à disposição da população

30/01/2006 14:44:12 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Será inaugurada, nesta terça-feira (31), às 18h, a primeira agência do banco Macaé Facilita, na Barra de Macaé. Pioneiro no país, o projeto além de oferecer linha de crédito ao pequeno empreendedor, colocará à disposição da população diversos serviços da administração municipal. Para completar o mix de serviços, está em fase de negociação a implantação de unidades da AMPLA e dos Correios.

“Trata-se de um novo modelo de gestão descentralizada”, ressalta o presidente do Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico Social (Fumdec), Jorge Siqueira. A principal proposta é facilitar a vida do cidadão, agilizando os processos e trazendo soluções no menor tempo possível. A partir de fevereiro, outra unidade começa a ser construída no Sana. O banco popular também será levado para o distrito de Córrego do Ouro e aos bairros Aroeira e Visconde de Araújo.

O Macaé Facilita vai oferecer orientações para quem está no mercado informal, para o pequeno produtor, pescadores e trabalhadores em geral, funcionando para atender a todos que quiserem investir no seu próprio negócio. Na agência, o cidadão também encontra linhas de crédito para aumento de sua produção ou crescimento de sua micro-empresa. Os clientes podem contar ainda com assistência técnica de setores da prefeitura e de instituições como o Sebrae-RJ, Viva Cred, Banco do Brasil e Itaú.

A Secretaria de Fazenda (Semfaz) terá um balcão instalado na unidade onde o cidadão poderá encontrar soluções relacionadas a alvará, pagamento e parcelamento de débitos de IPTU e ISS, certidões negativas de tributos, além de orientação para abertura de empresas, consulta ao Código de Posturas e ao Código Tributário. A ag~encia funcionará também como receptora e emissora de currículos, que serão encaminhados para o banco de dados da secretaria Municipal de Trabalho e Renda (Semtre).

A secretaria de Indústria e Comércio (Semic), em parceria com Sebrae-RJ, vai oferecer serviços de consultoria para o desenvolvimento de projetos e cursos de capacitação empresarial voltados para o pequeno empreendedor. A Fundação Agropecuária de Abastecimento e Pesca (Agrape) trará oportunidades para que o cliente aprove seu crédito no Banco do Brasil, oferecendo ainda assistência técnica para que o negócio se desenvolva. O crédito é estendido a proprietários de assentamento e quilombolas, desde que a documentação esteja em dia.

A Coordenadoria da Mulher também estará presente no Macaé Facilita, com o objetivo de acolher, orientar e informar a população feminina sobre as linhas de créditos e suas formas de acesso, além de oferecer informações sobre saúde, educação, capacitação e legislação.