Uma forma diferente de aprender cidadania

14/09/2005 17:25:50 - Jornalista: Ludmila Azevedo

Irreverentes, inquietos e, com quase ou melhor dizendo, nenhuma disciplina. Um perfil atípico, mas que se mostrou bastante preocupado com o futuro. Esse foi o público presente nas sete oficinas do Projeto Educando na Cidadania, realizadas na tarde desta quarta-feira (14), nas salas da Fundação Educacional de Macaé (Funemac). Alunos do ensino médio e fundamental da rede municipal discutiram meio ambiente, sexualidade, drogas e outros temas que envolvem a atualidade, sob a coordenação de professores da UFRJ, UERJ, rede estadual e da ONG IODS, ligada à educação.

O Projeto, uma iniciativa do Programa Macaé Cidadão, contou com apoio da secretaria de Educação (Semed). As oficinas desta quarta-feira serviram de base para uma plenária realizada no mesmo dia. Deste encontro foi formado um grupo de alunos que voltarão a se reunir na próxima semana. A proposta é elaborar um documento, respaldado pelo Macaé Cidadão, com propostas concretas para a juventude de Macaé. “Esse documento será encaminhado ao prefeito Riverton Mussi”, adiantou a coordenadora do Macaé Cidadão, Amélia Guedes.

Amélia disse que o Projeto Educando na Cidadania terá continuidade nas escolas, onde professores, alunos e comunidade irão debater e criar ações de cidadania voltadas para a comunidade. Para a coordenadora, os encontros superaram a expectativa. “Mas ainda temos muito a fazer”, lembrou de imediato Amélia. “Nosso objetivo era criar uma consciência mais crítica favorecendo a participação de cada aluno em sua comunidade, o que será desenvolvido num terceiro momento”, afirmou.

Segundo a coordenadora, os estudantes demonstraram satisfação pela oportunidade de poder adquirir novos conhecimentos. “Estamos preparando os alunos para se tornarem agentes transformadores em suas comunidades e estamos conseguindo isso através da escola”, comemora a coordenadora.